SAMU realiza parto de emergência dentro da ambulância em Praia Grande
Caso aconteceu nesta quarta-feira.


Equipe do Samu fazem um parto de emergência dentro de ambulância e ajuda mãe em Praia Grande. A equipe teve a surpresa nesta quarta-feira (29).
No bairro Ribeirópolis, uma grávida em trabalho de parto precisou da ajuda dos socorristas. Segundo o técnico de enfermagem Jonathan Rabelo, não daria tempo de chegar ao hospital. “Pela avaliação inicial já percebi que a criança estava já no canal vaginal, então fizemos o parto ali mesmo, dentro da ambulância na frente da casa paciente”. Em menos 10 minutos a mãe já estava com uma linda e saudável menina em seus braços. “A família ficou muito agradecida e nós ficamos muito felizes”, destacou Rabelo.
Emoção
Ele conta ainda que já passou por situações parecidas, mas a emoção de trazer uma vida ao mundo marcou. “A gente está mais acostumado com situações ruins, pessoas em situações delicadas, de muito sofrimento. Quando nos deparamos com um caso desse, que é uma vida nascendo, motivo de alegria e felicidade para todos, a gente se emociona. Quem trabalha com enfermagem tem que ter uma humanização muito grande, tem que gostar de trabalhar com ser humano”, disse o técnico.
O auxiliar de enfermagem Rafael Ferraz estava em seu primeiro dia de trabalho no Samu e também ajudou no processo do parto. “Foi um momento muito bom, tive que manter a calma e seguir as instruções do meu colega Jonathan. Eu já participei de outros partos, mas sempre dentro do ambiente hospitalar, com todos os aparatos necessários, dessa vez foi diferente e muito emocionante. Estou muito agradecido de participar de um momento como esse e ter toda a orientação do meu colega nesse primeiro dia de trabalho”. Também participou da ocorrência, o condutor da USB 26, Ronaldo José Amâncio.
Uma ambulância de Suporte Avançado foi enviada ao local para levar a mãe e a bebê recém-nascida até a maternidade do Hospital Municipal Irmã Dulce. As duas passam bem.
Na nova ambulância, a mãe teve o acompanhamento da médica Cristiane Gonçalves, da enfermeira Adriana Oliveira Carvalho e do condutor Adriano Celso Carvalho.
LEIA TAMBÉM
Praia Grande ganhará um estádio de futebol para mil torcedores