

A volta da temporada de cruzeiros, em decorrência da pandemia do coronavírus, gera muita expectativa em Ilhabela. Segundo a prefeitura, a promessa que entre 2021/2022, 36 embarcações venham fazer paradas na cidade. Com isso, o setor de turismo espera movimentar R$ 81 milhões.
Os navios vêm de diversas partes do país e do mundo com paradas programadas em Ilhabela para o turismo na cidade. A temporada começa neste mês e segue até abril de 2022.
Só que o número é o menor já registrado nos últimos cinco anos. Ainda assim mostra uma retomada no turismo e na economia na cidade. Em 2019, antes da pandemia, a cidade recebeu 59 paradas e em 2018 foram 64 paradas.
Os navios de cruzeiro costumam permanecer na cidade pelo período de um a três dias. Com isso, movimenta o comércio nos setores de ecoturismo, alimentação, artesanato, entre outras.
A cidade segue as regras do governo estadual e já não tem mais restrições para o comércio ou praias. Apesar disso, reforça os cuidados como a manutenção de máscara no interior dos comércios, a fiscalização da higienização nos espaços e das medidas de segurança contra o coronavírus.
LEIA TAMBÉM
Protocolos sanitários para a temporada de cruzeiros são discutidas pela Anvisa