EleiçõesMundo

Chile promove eleições presidenciais após 16 anos com Piñera e Bachelet

Além do presidente, eleitores também elegem senadores, deputados e conselheiros regionais

Acontece neste domingo (21) as eleições para presidente, senadores, deputados e conselheiros regionais do Chile. Ao todo, mais de 4.400 candidatos concorrem 485 cargos eletivos. A votação teve início às 7h30 e está prevista para acabar às 17h30.

A eleição presidencial deve ir para o segundo turno, entre o candidato da extrema direita José Antonio Kast e o da esqueda Gabriel Boric. E pela primeira vez em 16 anos, nem Sebastian Piñera, atual presidente e nem Michelle Bachelet serão candidatos nas eleições presidenciais.

Piñera sofre uma enorme rejeição popular, chegando até a ser ameaçado de impeachment. Contudo, conseguiu escapar. Já Bachelet é hoje alta comissária da ONU para os Direitos Humanos.

Veja abaixo uma lista dos candidatos à Presidência do Chile e qual é a intenção de votos de cada um na pesquisa Plaza Pública feita no dia 5:

  • José Antonio Kast (Partido Republicano): 25%
  • Gabriel Boric (Convergência Social): 19%
  • Franco Parisi (Partido da Gente): 10%
  • Yasna Provoste (Partido Democrata Cristão): 9%
  • Sebastián Sichel (Independente): 8%;
  • Marco Enriquez-Ominami (Partido Progressista): 5%
  • Eduardo Artés (União Patriótica): 2%

O voto é facultativo no país, e nas últimas duas grandes eleições a participação não passou de 50% do total de eleitores. Em 2017, quando Sebastián Piñera foi eleito, a participação eleitoral foi de 46% no primeiro turno e 48% no segundo.

Para o Senado, onde o mandato é de oito anos, a eleição deste domingo só acontecerá em nove das dezesseis regiões do país.

LEIA TAMBÉM

População fica ferida durante protestos contra lockdown na Holanda

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo