SantosSaúde

Santos conta com novo ambulatório especializado em tratamento de esclerose múltipla

Serviço funcionará dentro do Ambesp Nelson Teixeira em janeiro

Em janeiro, os moradores de Santos que passam pelo tratamento de esclerose múltipla contarão com um ambulatório especializado. O anúncio foi dado pela prefeitura nesta quinta-feira (16) e funcionará dentro do Ambesp Nelson Teixeira, e atenderá pacientes encaminhados pelas policlínicas.

A Associação do Litoral Santista de Amigos e Portadores de Esclerose Múltipla (Alsapem) informa que a doença acomete cerca de 400 santistas. No entanto, de acordo com a administração municipal, o número pode ser maior, devido a moradores da cidade não diagnosticados.

Conforme a prefeitura, as equipes das policlínicas identificarão os sinais e sintomas da doença, para depois encaminhar os pacientes ao neurologista, que irá solicitar exames e iniciar o tratamento. Se necessário, o paciente será atendido por outros especialistas e acompanhado pelo Centro Especializado em Reabilitação, que é a unidade voltada para a recuperação motora.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Santos, o objetivo do ambulatório especializado é diagnosticar a doença de forma precoce, para garantir melhor qualidade de vida aos pacientes. Apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, e quanto antes o diagnóstico, melhor para o paciente.

A esclerose

Conforme publicado pelo Ministério da Saúde, a esclerose múltipla ataca as células nervosas, afetando principalmente o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal). A doença atinge adultos na faixa de 18 a 55 anos de idade, e é mais comum em mulheres e pessoas brancas, levando a consequências físicas e cognitivas como dor, problemas com a visão, equilíbrio e perda de força.

LEIA TAMBÉM

Ex-Vice Prefeito de Santos morre aos 86 anos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo