A Prefeitura de Santos instalou mais duas tendas para o atendimento exclusivo a pessoas com sintomas de H3N2. As estruturas estão localizadas na UPA Central (Rua Joaquim Távora, 260 – Vila Mathias) e no Centro Esportivo M. Nascimento Júnior (Rua João Fraccaroli, s/n), vinculado a UPA da Zona Noroeste. Elas funcionarão 24 horas por dia.
Estas duas novas estruturas se juntam agora ao Centro de Triagem que começou a funcionar na sexta-feira, na UPA Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto, s/n, Estuário). A ampliação se dá no mesmo ritmo de pacientes que procuram atendimentos por sintomas de gripes. Para se ter ideia, somente neste mês, mais de 11 mil pessoas com sintomas gripais. No ano passado, nesta mesma época, foram 1.756 casos semelhantes atendidos.
De acordo com o chefe do Departamento de Atenção Pré-Hospitalar e Hospitalar da Secretaria de Saúde, Devanir Paz, os postos visam gerar um atendimento mais ágil aos pacientes, com sintomas de H3N2. “Observarmos o aumento do fluxo e tomamos essa decisão técnica de criar esta triagem, melhorando no acolhimento destas pessoas”, explicou.
H3N2: Quem deve procurar atendimento
A Prefeitura de Santos orienta que idosos, gestantes e pessoas com comorbidades procurem as unidades de pronto atendimento no aparecimento de sintomas gripais. Devido a este momento de sobrecarga no sistema de saúde, aos demais públicos é indicado o manejo dos sintomas conforme o habitual e, caso não haja melhora, procurar o serviço de saúde.
Para evitar o contágio de H3N2, é importante manter as boas práticas de prevenção às doenças respiratórias: uso de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.
LEIA TAMBÉM
Conselho de secretários de Saúde garante que pedido médico para vacina em crianças não será exigido