

A Prefeitura de Santos anunciou que houve uma parceria entre a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o aplicativo Waze, que serve como localização por GPS, vai dar detalhes sobre as intervenções no trânsito. A parceria se dá por meio do programa Waze for Cities, de compartilhamento de dados com agências governamentais para planejamento das cidades.
Há cerca de um mês, o setor operacional CET-Santos vem realizando testes, abastecendo a página do aplicativo com pequenas intervenções em vias. No último final de semana, a equipe aproveitou a disputa da Corrida Porto-Cidade, que promoveu bloqueios em várias ruas do Centro e bairros vizinhos, para fazer mais testes e o resultado foi positivo.
As informações sobre as intervenções a serem promovidas serão inseridas no aplicativo pela CET-Santos. Dessa forma, os motoristas que estiverem circulando no dia da competição poderão acessar o dispositivo e terão indicação de rota a seguir, inclusive passando por vias que estarão no trajeto dos atletas. Mas com pontos de liberação momentâneos monitorados pelos operadores de tráfego.
Quando será liberado?
O recurso já poderá ser utilizado no sábado (12), quando será implantado o primeiro bloqueio, feito no trecho da Avenida Conselheiro Nébias com a praia. Já no domingo (13), quando Santos recebe prova internacional de triatlo e terá bloqueios em diversas ruas e avenidas. Assim, a ferramenta poderá ser consultada pelos motoristas.
Inicialmente, a nova ferramenta será utilizada para eventos esportivos. Mas na sequência, adotada para outras atividades que tenham programação para bloqueios em vias como obras, feiras e eventos em geral.
“É uma nova ferramenta que estamos agregando à gestão do trânsito da Cidade, para que os motoristas tenham acesso a informações que vão facilitar a circulação na área urbana”, disse o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves, por meio de nota divulgada pela prefeitura.
LEIA TAMBÉM
Corpo de jovem que desapareceu no mar é encontrado em praia de Guarujá