Duplicação do trecho de serra da Tamoios é entregue após três atrasos
O investimento foi de mais de R$ 3 bilhões e deve ser liberada já no sábado (26)
A partir deste sábado, o motorista que circula pela Rodovia dos Tamoios, contará com uma importante novidade. O trecho de serra da pista que liga o Litoral Norte à São José dos Campos, no Vale do Paraíba, será liberado e as obras estão concluídas. O investimento na obra, que teve três adiamentos para a conclusão, foi de mais de R$ 3 bilhões.
Segundo o Governo de São Paulo, a nova pista tem 22 quilômetros de extensão com seis viadutos e quatro túneis que ligam São José dos Campos a Caraguatatuba. O evento de entrega da obra acontece neste sábado (26) com uma cerimônia com a presença do governador João Dória (PSDB).
O novo trecho construído será usado para motoristas que trafegam na subida da serra, do litoral sentido São José dos Campos. A pista já existente será usada para descida, em direção à Caraguatatuba.
Entenda como foram os atrasos
Ainda na gestão Geraldo Alckmin (PSB), em 2015, as obras de duplicação come çaram e inicialmente o investimento seria de R$ 2,1 bilhões. Mas ao longo do processo passou por atrasos. Houve adiamentos por redução de verba, depois em 2019, um novo atraso por riscos geológicos, com novas medidas que levariam mais tempo.
Durante a construção, foram inúmeras detonações de rochas para a extensão da pista e construção de viadutos. Um deles tem extensão de mais de 5,5 metros e é considerado o maior túnel rodoviário do país. Para a construção, foi necessária a escavação de 1,7 milhão de metros cúbicos de rocha.
Depois, em 2021 o governo anunciou novo atraso, passando a entrega para fevereiro de 2022. À época, alegou ainda problemas com a detonação de rochas para o fim da duplicação. Com novo atraso, a pista está sendo liberada para o tráfego no fim de março.
Contorno
Quando a obra foi anunciada, havia também um contorno que levaria Caraguatatuba a São Sebastião. O trecho foi prometido em 2013 com prazo de entrega de um ano e oito meses. Porém, foi paralisada em 2018 e ficou parada por três anos.
Em setembro de 2021, o governo estadual anunciou a retomada da construção do trecho, com entrega em dois anos. De acordo com o governo, as obras foram incluídas ao pacote de serviços da concessionária. Ao todo, vão ser investidos R$ 1,5 bilhão incluindo 46 obras entre pontes e viadutos, além de seis conjuntos de túneis.
A nova via terá quase 34 km de extensão em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião e as cidades do litoral.
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