Ninguém para Ana Marcela Cunha. A brasileira obteve mais uma façanha e venceu pela quinta vez a prova dos 25 Km de águas abertas do Campeonato Mundial disputado em Budapeste, na Hungria. A consagração aconteceu nesta quinta-feira (30).
Ana Marcela completou a prova com o tempo exato de 5h24min15s0 para levar o quinto título da carreira dela na prova. A atleta da Universidade Santa Cecília, de Santos, chegou na frente de alemã Lea Boy, que ficou com a prata, por apenas dois décimos (5h24m15s2). Já a holandesa Sharon van Rouwendaal terminou com o bronze (5h24m15s3).
Com o resultado, Ana Marcela Cunha garantiu a 15º medalha de Ana Marcela na carreira em Campeonatos Mundiais. Além dos cinco ouros nos 25km, são dois ouros e três bronzes nos 5km, uma prata e três bronzes nos 10km, e teve também uma medalha de prata por equipes. Em Budapeste, neste ano, ela já tinha sido campeã dos 5km e bronze nos 10km.
A prova
Durante toda a prova, que foi realizada com temperatura na casa dos 33ºC, Ana Marcela se manteve no primeiro pelotão. Numa prova tão longa, muitas vezes não é importante você estar em primeiro lugar, e sim no bolo das atletas na frente. Ficaram no primeiro pelotão o tempo inteiro a holandesa Sharon van Rouwendaal, as alemãs Elea Link e Lea Boy, a italiana Barbara Pozzobon.
Na última volta do percurso montado no Lago Lupa, próximo a Budapeste, Ana Marcela começou a aumentar o fluxo de braçadas e pulou para ponta, mas sempre com as quatro atletas colocadas. A brasileira virou a última curva, para os 600 metros finais em primeiro, mas ainda sem conseguir abrir uma vantagem confortável.
Nos últimos 200 metros, Ana Marcela encabeçava a prova, mas com Lea Boy de um lado e Sharon de outro, pressionando. A brasileira conseguiu se manter na frente e, na batida de mão, por menos de um segundo garantiu o título em um final espetacular.
LEIA TAMBÉM