Saúde

Saiba como manter o corpo e a mente saudáveis

Além da alimentação e da prática de exercícios, um sono regrado também colaboram com o bem estar

Nos últimos anos, muita gente tem revisto alguns conceitos em busca de uma qualidade de vida e de saúde e bem-estar. Com a chegada da pandemia do coronavírus, a atenção aumentou ainda mais. Mas como buscar deixar o corpo e a mente bem saudáveis?

Exercícios físicos, alimentação adequada, sono regulado e atenção com a saúde mental, são algumas das iniciativas que contribuem para uma vida em harmonia. A fim de estimular essas práticas, os profissionais do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) de Jundiaí se reuniram para oferecer dicas acessíveis de como alcançar a tão sonhada qualidade de vida.

A alimentação saudável é capaz de prevenir doenças e auxiliar inclusive no nosso humor, conforme explica a nutricionista, Thais Freire. “Uma alimentação equilibrada com quantidades balanceadas de proteínas, como carnes, frango e ovos, carboidratos como quinoa e aveia, boas gorduras como azeite e abacate, fibras e minerais, melhora o humor, a memória, reduz o cansaço e o estresse, aumenta a qualidade do sono, previne o envelhecimento, melhora o sistema digestivo e fornece disposição e mais energia para as atividades diárias”.

A profissional ressalta ainda que produtos orgânicos são muito melhores para a saúde, pois são produzidos sem uso de agrotóxicos, adubos químicos sintéticos, sementes transgênicas e drogas veterinárias.

Agora, para uma noite de sono tranquila e relaxante, deve-se evitar: café, chocolate, chá mate, chá preto, refrigerantes, guaraná em pó, bebidas energéticas, pimenta e gengibre.

Exames de Rotina e Práticas Esportivas

O clínico médico, Dr. Rafael Claros, conta que em muitos casos o exame de rotina é encarado de forma indevida. “Esses exames são fundamentais, porém complementares e que necessitam da orientação de um especialista. O primeiro passo é agendar a consulta e receber essa avaliação, pois apesar de ter esse nome, não são rotineiros e realizados sem indicação. É por meio dessa ação que fazemos essa triagem e identificamos doenças como o diabetes, colesterol alterado, deficiência de vitaminas, alteração na função renal, entre outras patologias”.

Os exames mais comuns são o de sangue, conhecido como hemograma, o de glicemia, para medir o nível da glicose na circulação sanguínea, colesterol e de urina. “Esse “check-up médico” é essencial para a manutenção da saúde e ainda nos auxilia no momento de definir a conduta que será tomada, o tratamento precoce e ações para mudança necessária do estilo de vida do paciente”, afirma Claros.

Outra indicação médica e acessível para melhoria da saúde do corpo e da mente é a prática de atividades físicas. Recomendada para todas as idades, não possuem nenhuma contraindicação inicial e oferecem diversos benefícios, como redução da ansiedade e da pressão arterial.  “Por meio dos exercícios, muitas vezes se consegue diminuir a frequência cardíaca, fazer com que esse coração tenha um funcionamento melhor. Também contamos com a ajuda dessas práticas para reduzir o peso, melhorar o metabolismo e regular o sono. Tudo isso deve ser feito com acompanhamento do profissional da saúde e de um educador físico”, ressalta Dr. Rafael.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), aconselha que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos semanais ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Para o dia a dia, são indicados caminhadas e alongamentos, por exemplo. São práticas gratuitas, possíveis de fazer em casa e muita benéficas.

Saúde Mental

“Atualmente, muito se fala em saúde mental. Os nossos dias têm sido cada vez mais cheios e estressantes e isso pode trazer alguns impactos emocionais negativos como desânimo, exaustão e esgotamento. A psicoterapia pode ser realizada em qualquer idade e por qualquer pessoa, manter bons pensamentos é essencial para o bem-estar emocional, além de refletir positivamente em outros os aspectos da vida”, explica a psicóloga Caroline Alves.

“No trabalho, use as cobranças a seu favor, entenda o que esperam de você e faça uma lista de prioridades; programe-se para realização das suas atividades durante seu horário de trabalho; estabeleça uma agenda onde possa fazer anotações objetivas das atividades que desenvolveu ao longo do dia; ao final do dia faça uma checagem dos seus resultados e das suas expectativas”.

Ao término do seu horário de trabalho priorize a atividade física, o convívio com pessoas que trazem sensação de bem-estar e prazer, atividades de distração como a leitura, por exemplo, além de atividades manuais. Assista filmes, ouça música, participe de trabalhos voluntários, entre outros.

LEIA TAMBÉM

Cirurgia ortognática garante qualidade de vida no sono

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo