Brasil atinge a marca de 10 mil casos da varíola do macaco
País é o segundo com o maior número de diagnósticos, atrás apenas dos Estados Unidos, que totaliza 29 mil casos da doença
Com mais de 10.0007 infectados em pouco mais de cinco meses após a varíola do macaco chegar ao Brasil. O país passou nesta terça-feira (29) a ser o segundo com maior números de casos da doença. O Brasil contabiliza 13 mortes pela doença.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) ressaltou na semana passada que as Américas são a região do mundo mais afetada pela varíola do macaco.
Os dez países com maior número de casos no mundo, seis estão no continente: EUA, Canadá, México, Colômbia, Peru e Brasil. Juntos, eles representam 63,7% do total de infecções por mpox em locais não endêmicos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).
O Ministério da Saúde brasileiro, por meio da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), conseguiu cerca de 20 mil doses do imunizante do laboratório dinamarquês Bavarian Nordic.
Em outubro, 9.800 doses chegaram ao país, mas a pasta informou que seriam destinadas para a realização de estudos, com objetivo de avaliar e efetivar a vacina contra a varíola do macaco.
VEJA TAMBÉM: Casos graves de covid-19 crescem em todo o país