Saúde

Crises de rinite aumentam pós-Covid

Especialista reforça dicas e tratamentos a serem seguidos

Após a recuperação do paciente da Covid-19, muito se falou das sequelas e dos impactos que a doença deixou no corpo. Uma delas envolve a saúde respiratória e os impactos negativos, como a rinite. Especialistas afirmam que desde 2020, a crise da doença aumentou consideravelmente após a pessoa contrair o coronavírus.

O médico alergista imunologista da USP, Dr. Fábio Morato Castro conta que houve um grande aumento de pessoas que sentiram maiores efeitos da rinite após a contração da Covid-19.

“Pudemos observar que dentre todas as alergias, a de maior prevalência, depois do advento da Covid-19, foi a rinite alérgica. O número de casos e crises aumentou em torno de 50%. Na minha opinião, isso tem a ver com a volta das pessoas para dentro de casa, o que as expõe ao contato maior com ácaros e animais domésticos”, declara Dr. Fabio Morato Castro, médico alergista e imunologista pela USP.

A rinite alérgica acomete cerca de 30% a 35% da população. Essa alergia é muito frequente em crianças, e seus sinais clínicos como espirros continuados, coriza e obstrução nasal prejudicam as funções escolares (e no caso dos adultos, a vida profissional e social).

“O mais importante é que a pessoa procure um especialista em Alergia e Imunologia para fazer o diagnóstico e o tratamento corretos”, enfatiza Dr. Fábio, que também é diretor da Clínica Croce, centro de vacinação e infusão especializado em Alergia, Imunologia e Endocrinologia.

Veja as respostas sobre rinite:

Quais são os principais alérgenos dentro de casa?

Nos lares brasileiros são os ácaros, animais domésticos (quando a pessoa já é alérgica), fungos, restos de insetos (como baratas) e polens que estão presentes em algumas regiões do Brasil.

O que pode desencadear uma crise de rinite?

Existem os fatores específicos (alérgenos) e inespecíficos (irritantes) como, por exemplo, poluição, produtos de limpeza, perfumes, cigarro, mudanças climáticas etc.

Quais são as dicas para se ter um ambiente livre de ácaros?

Em 70% a 80% dos casos, os ácaros são os responsáveis pelas crises de rinite, por isso a importância de alguns cuidados no ambiente:

  • Deixe entrar sol nos cômodos;
  • Faça limpeza frequente com aspiradores com filtro de água;
  • Use capas protetoras de travesseiro e colchão;
  • Mantenha os animais domésticos fora de casa e, principalmente, do quarto.
  • Combata focos de fungos, como paredes com mofo.
Qual o tratamento mais eficiente contra a rinite?

O tratamento contra rinite é baseado em três pilares: controle do ambiente; medicamentoso; e imunoterapia alérgeno-específica (dessensibilização). Um tratamento adequado é fundamental para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida.

LEIA TAMBÉM

Casos graves de covid-19 crescem em todo o país

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo