Saúde

Doenças das glândulas salivares: conheça as causas

O câncer nessa região é silencioso e precisa de atenção

As glândulas salivares são responsáveis pela produção e secreção de saliva, que tem o papel de lubrificar a boca e a garganta, contendo enzimas que fazem parte do processo de digestão de alimentos e contém anticorpos e outras substâncias que ajudam a prevenir infecções.

De acordo com o cirurgião especialista em cabeça e pescoço, Dr. Rogério Dedivitis, as glândulas salivares podem ser acometidas por tumores benignos ou malignos. “As doenças das glândulas salivares podem ser tumores (tumores benignos e malignos) e inflamatórias (por exemplo, parotidites, como na caxumba e também a formação de cálculos ou pedras) ”, conta.

Os sintomas inflamatórios incluem aumento de volume anterior à orelha ou abaixo do ângulo da mandíbula, com dor local “A consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço ajuda a identificar o mau funcionamento das glândulas salivares, infecções ou bloqueio devido à formação de cálculos. Já os tumores manifestam-se como nódulos (caroços) normalmente bem definidos nas mesmas regiões citadas. Casos de câncer podem cursar com paralisia facial”, frisa Dr. Dedivitis.

O câncer nas glândulas salivares é uma doença rara e pode ocorrer principalmente em homens, entre os 50 e 60 anos. “Pessoas fumantes, que tenham contato com toxinas como pó de serra e sílica, podem aumentar o risco do surgimento do tumor. Os sinais principais são nódulos, inchaço no local, dor no rosto ou até mesmo dificuldade para abrir a boca”, destaca Dr. Rogério Dedivitis.

Caso esses sintomas apareçam, procure a avaliação médica. Já durante o exame clínico, o especialista pode investigar a suspeita de um câncer e solicitar exames para um diagnóstico mais preciso, principalmente os de imagem e a biópsia.

VEJA TAMBÉM: Alzheimer: hobby pode manter a doença sob controle

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo