Saúde

O que é laringectomia e como ela pode ajudar pacientes oncológico

Procedimento pode ajudar pacientes com câncer de laringe

O câncer de laringe é uma doença que atingiu mais de 6 mil pacientes homens e mais de 1 mil pacientes mulheres em 2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). E uma das formas de tratamento é a remoção cirúrgica, de forma parcial ou total, chamada laringectomia.

 

A laringe é o órgão da voz (onde estão localizadas as cordas vocais) e fica entre a parte posterior da língua e traqueia. Além da fala, a laringe é importante para a proteção das vias aéreas (pulmões) contra a aspiração de saliva e alimentos durante a deglutição. Por esses motivos, um tumor na laringe pode afetar a voz, a deglutição ou a respiração.

 

Dr. Rogério Dedivitis, cirurgião especialista de cabeça e pescoço explica que “Dependendo da localização do tumor, o paciente pode ficar rouco. No tratamento do câncer de laringe, é priorizada uma estratégia de tratamento para preservar a função do órgão, então é oferecido um tratamento com o maior potencial de cura e ao mesmo tempo, com menor impacto na função da laringe”.

 

Durante o tratamento, a prioridade é minimizar sequelas para a laringe, como a fala e a proteção das vias aéreas. Essa preservação pode incluir cirurgias minimamente invasivas, chamadas de laringectomias parciais. “A laringectomia total é feita em pacientes com a doença em estágio avançado, necessitando retirar toda a laringe, incluindo as cordas vocais. ”, destaca Dr. Rogério Dedivitis.

 

Dr. Rogério Dedivitis alerta que outros sintomas do câncer de laringe são: “Irritação ou dor de garganta que piora com a deglutição e insistente por mais de duas semanas, rouquidão e alteração do tom de voz por mais de 15 dias, aparecimento de nódulos no pescoço, pigarro ou tosse constante, dificuldade para engolir ou respirar”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o risco estimado para a população brasileira é de 6,20 casos novos a cada 100 mil homens e de 1,06 casos novos a cada 100 mil mulheres.

 

Os principais fatores de risco para desenvolver o câncer de laringe são: fumar, ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, homens acima dos 50 anos, HPV e refluxo gastroesofágico.

Reabilitação: Os pacientes que se submetem ao procedimento de laringectomia podem perder a capacidade de falar normalmente e o recomendado é recorrer aos profissionais especializados na área de Fonoaudiologia.

VEJA TAMBÉM: Vídeo – Homem joga carrinho de compras em mulher dentro de supermercado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo