Limpeza em canal de Santos retira 420 toneladas de lixo
O trabalho tem como objetivo impedir os riscos de alagamentos na Região Central


A limpeza e a preservação do local não é apenas uma responsabilidade do poder público. Mas também é da própria população, que precisa conservar o local onde vive. Em Santos, a prefeitura retirou 423 toneladas de resíduos de dentro do canal da Avenida Campos Sales, na Vila Nova.
A administração explica que o serviço de desassoreamento mecanizado foi concluído após um mês de operações em um trecho de 800 metros, entre a Praça Iguatemy Martins, no bairro Vila Nova, e a Rua Braz Cubas, na Vila Mathias.
Segundo a administração municipal, entre os sedimentos encontrados, a predominância foi de lama de drenagem. Além disso, havia entulhos em geral, como pedras, madeiras e plásticos.
Os trabalhos de remoção foram realizados com auxílio de escavadeira hidráulica por equipes da Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan) e supervisionados pela Prefeitura Regional do Centro Histórico.
O objetivo de retirar os detritos do fundo do canal é aumentar a área útil de escoamento. Além disso, a intervenção proporciona melhor vazão de água da chuva e segurança contra alagamentos. Os resíduos removidos foram transportados por caminhões da Prodesan e descartados em local apropriado.
Segundo a prefeitura, parte dos materiais encontrados nos canais de Santos é proveniente de descarte irregular. Denúncias sobre o descarte podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria 162, pessoalmente no Paço Municipal ou via SOM Web. Para flagrantes, a Guarda Civil Municipal (GCM) funciona 24h pelo telefone 153.
LEIA TAMBÉM
Tartaruga-oliveira é encontrada com ferimentos no meio de entulho no Litoral Sul