Barco encalhado em Ilha Comprida volta ao mar após 25 dias
Quatro tripulantes estavam na embarcação, quando ficaram encalhados, mas sem ferimentos


A novela do barco pesqueiro que ficou encalhado em uma praia de Ilha Comprida enfim terminou e com final feliz. A embarcação foi devolvida ao mar após ficar 25 dias encalhada e ela voltou a navegar nos mares brasileiros nesta segunda-feira (5).
A Capitania dos Portos de São Paulo informou que o barco Porto Velho, de Itajaí (SC), teve uma pane mecânica. Quatro pessoas que estavam à bordo foram resgatadas sem ferimentos e deixadas em segurança no posto do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).
De acordo com a Prefeitura de Ilha Comprida, para devolver o barco para a água, foi necessário uma carreta de 13 metros de comprimento, específica para transporte de grandes embarcações, além do auxílio de dois tratores e apoio do município no fechamento parcial da praia.
Enquanto o Porto Velho estava sendo preparado para ser devolvido ao mar, ele teve o casco reformado e reforçado. Ainda segundo a administração, o barco pesqueiro encalhou no dia 09 de maio, na região do Balneário Icaraí, bem próximo a faixa de areia.
No momento do encalhe, ele carregava toneladas de camarões, que foram retirados da embarcação. O barco ficou preso na praia e, posteriormente, foi levado para a faixa de areia, onde foi reparado até ter condições de retornar ao mar.
Segundo a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo, que acompanhou os serviços desde o início, os quatro mil litros de óleo diesel que estavam na embarcação foram retirados sem nenhum vazamento ou poluição ao meio ambiente.
LEIA TAMBÉM