VÍDEO – Baleia rara é encontrada morta
Mamífero encalhou e chamou a atenção dos moradores

A baleia-de-Bryde, foi localizada morta na Praia de Pernambuco, no Guarujá, Litoral de São Paulo, na manhã desta quinta (1º). A aparição do mamífero no local chamou a atenção dos moradores pelo seu tamanho de 14 metros de comprimento e 9 toneladas.
O Instituto Gremar, em ação pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), vieram e realizaram exames necroscópicos para saber quais foram as causas da morte e ter outras informações sobre o animal. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) também foi notificado sobre o aparecimento do cetáceo morto.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de Guarujá informa que o animal encontrado na Praia de Pernambuco é uma baleia-de-Bryde, espécie considerada rara. As equipes da pasta estão trabalhando em conjunto com o Instituto Gremar para a remoção do animal.
Espécie da baleia
Segundo o Instituto Gremar, a baleia-de-Bryde é uma das espécies menos conhecidas entre as baleias e recebeu este nome em homenagem ao norueguês Johan Bryde, que foi cônsul na África do Sul e estabeleceu a primeira estação baleeira do país.
Habitualmente, desloca-se sozinha ou em pares, alimentando-se de pequenos cardumes de peixes e plânctons, por isso, não costuma fazer longas migrações.
O animal não está atualmente na lista de espécies em extinção, mas estudos indicam que sua população global tem diminuído nos últimos anos.
Confira o vídeo:



