Dispositivo desenvolvido por alunos é selecionado em prêmio sobre tecnologias
O Prêmio Liga Steam é uma iniciativa de abrangência nacional desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Tríade Educacional e a Fundação Banco do Brasil
O projeto “Jardineiros do Amanhã,” realizado por alunos do 5º ano da Emeb Professor Joaquim Candelário de Freitas, foi selecionado como um dos 30 finalistas do Prêmio Liga Steam, uma premiação nacional de Educação.
Os alunos criaram um dispositivo eletrônico para medir a umidade do solo em vasos de plantas próximos à escola, combinando inovação tecnológica com sustentabilidade. Além disso, eles se comprometeram com a inclusão, fornecendo traduções em Libras e incentivando a comunidade a se envolver na manutenção das plantas.
Como funciona o dispositivo
Composto por bateria, plataforma de prototipagem Arduino, indicador de LED, sensor de umidade e caixa de acrílico, o dispositivo foi montado no Espaço Maker da escola, sob a supervisão da equipe do Fab Lab. Uma vez introduzido na terra, o sensor – programado pelos alunos na plataforma Tinkercad – indica a umidade do solo e, assim, a necessidade ou não de mais irrigação.
Uma vez desenvolvido o dispositivo, os “jardineiros do amanhã” passaram a estudar as características das plantas, bem como seus perfis, ciclos e necessidade de água. Entre as plantas analisadas, estão: palmeira Ráfia e Areca, cróton, dracena pau d’água, barba de serpente, bambu, jabuticabeira, cerejeira do Rio Grande, cabeludinha e lírio da paz.
O projeto destaca como a educação, tecnologia e preocupações ambientais podem ser integradas de maneira significativa na aprendizagem dos alunos.
LEIA MAIS