Meio Ambiente

Baleia encalha e morre

Ela foi achada em Praia Grande

Na praia do Ocian, em Praia Grande, Litoral de São Paulo, uma baleia Jubarte encalhou na faixa de areia e chamou a atenção dos banhistas. Ela tinha 12 metros de comprimento e surgiu do mar já sem vida durante a madrugada.

A Prefeitura afirma que um morador visualizou o animal e acionou o Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), que comunicou à Guarda Costeira, da Guarda Civil Municipal (GCM) sobre o ocorrido. Equipes da Prefeitura de Praia Grande e do Instituto Biopesca foram até o local para averiguar as condições da carcaça. O isolamento da área foi feito pela equipe da Guarda Costeira para a análise dos veterinários do Biopesca.

As equipes da Secretaria de Serviços Urbanos também estiveram no local para auxiliar na remoção da carcaça. Duas retroescavadeiras retiraram o corpo da baleia da areia por volta das 9h. O trabalho foi demorado, já que foi preciso partir a carcaça para a remoção total.

As primeiras informações apontam que, trata-se um macho adulto da espécie jubarte, mas o Instituto Biopesca ainda fará análises que comprovarão as características do animal. Segundo o Instituto Baleia Jubarte, o corpo de uma baleia dessa espécie pode pesar de 35 a 40 toneladas e medir cerca de 16 metros de comprimento.

 

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios