Saúde

Governo de São Paulo anuncia aplicação da quarta dose aos idosos acima de 60 anos a partir de abril

Poderão ser imunizados quem tomou a terceira dose há quatro meses

Está chegando a hora dos idosos acima de 60 anos também serem imunizados com a quarta dose contra a Covid-19. O anúncio foi feito pelo Governo de São Paulo, no domingo (27) e o início da vacinação ao público desta faixa etária será a partir de 5 de abril.

O governador João Doria (PSDB) fez uma coletiva durante o “Domingão da Vacinação” para falar da novidade. Segundo ele, 4,5 milhões de pessoas poderão receber a quarta dose no Estado. Já a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, explica que a quarta dose poderá ser tomada apenas para quem já se imunizou há mais de quatro meses com a terceira dose.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que o público elegível dessa nova etapa poderá tomar a vacina da gripe em conjunto. De acordo com ele, não há o risco de ter reações adversas ou perda de eficácia de nenhum dos dois imunizantes.

“Os trabalhos científicos realizados destacaram, já no ano passado, que era possível aplicar as duas vacinas concomitantemente. Eles justificaram que não havia risco de reações ou de perda de eficácia e proteção de um ou outra vacina. Então, dessa forma, estamos fazendo o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz e preconiza, que é a possibilidade de dar concomitantemente a vacina da gripe e da Covid-19 sem qualquer risco”, afirmou o secretário.

Confira o calendário de vacinação:

  • 27 de março: idosos acima de 80 anos
  • 4 de abril: idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde
  • 2 de maio: crianças com idade acima de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes e puérperas
  • 9 de maio: indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades
  • 16 de maio: forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público coletivo e rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

LEIA TAMBÉM

Vacinas contra a gripe e a Covid-19 são aplicadas em Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios