Transportes

Saiba como denunciar irregularidades em postos de combustíveis

Conheça os canais para denunciar irregularidades nos postos de combustíveis

Notou irregularidades no posto de combustível, seja alto preço, golpe na qualidade, ou até mesmo postos piratas. Você sabe como denunciar? O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgou um formulário, disponível na internet para denúncias de irregularidades.

O link disponível, aqui, permite que o denunciante informe, nome do posto, localização, preço do combustível até adicionar uma foto do local.  O formulário de denúncia foi executado através do decreto 11121/2022 que obriga os postos a divulgarem valores por litro desdo dia 22 de junho. Além disso, o decreto obriga que as informações sejam claras, precisas e legítimas.

Importante saber

A princípio, peça a nota fiscal, ela será importante para comprovar que realmente abasteceu naquele local, no caso de denúncia sobre o abuso no preço do combustível.

Existe também, outros canais de atendimento que podem ser úteis, exemplo, por telefone, onde oferecem ligações gratuitas para 0800 970 0267, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Inmetro, você poderá denunciar a relação da qualidade do combustível. Em 2020, a Ouvidoria recebeu 1.206 denúncias sobre bombas de combustíveis em todo Brasil. Para denunciar no Inmetro clique aqui.

Por fim, você poderá fazer uma denúncia no canal do Procon, a função desse canal é fazer a ligação direta entre fornecedores, empresas e consumidores. O órgão visa proteger e defender o consumidor.

Acesso ao Procon via internet, aqui.

Segundo a ANP, a participação da sociedade tem contribuição direta no combate das fraudes e irregularidades no mercado, seja de gasolina, etanol, diesel e GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) contudo, não deixe de fazer a sua parte e denuncie.

VEJA TAMBÉM: Dicas para indústrias diminuírem o valor do frete em meio a alta dos combustíveis

 

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo