• ItatibaObras

    Prefeitura entrega o Solar Ferraz Costa revitalizado

    o espaço tem até iluminação de led

  • O casarão antigo, do final do século XIX, teve sua pintura externa renovada de acordo com as cores originais ante aprovação do COMDEPAHCTI.

    O piso externo também recebeu pintura protetora e foram tratadas as fissuras e desgastes do tempo. Também foram feitos reparos no telhado, tratamento e envernização das portas e janelas de madeira e paisagismo.

    Uma das principais intervenções aconteceu em sua iluminação noturna. O casarão ganhou refletores modernos, de led, instalados a toda a sua volta para garantir mais luminosidade, destacando ainda mais sua beleza arquitetônica.

    2020.04.06_revitalizacao_ferraz_costa_2

    O Parque Ferraz Costa é um importante complexo de Cultura, Turismo, Educação e Esporte, bem como de Educação Ambiental. É o local onde se encontra a Guarda Municipal, o Ginásio de Esportes José Boava, a Estação Ciências, o Planetário, o Solar Ferraz Costa, no qual está localizada a sede da Secretaria de Cultura e Turismo e também contempla espaço para atividades da Associação dos Escritores, Poetas, Pintores e Trovadores de Itatiba – AEPTI.

    Tanto o palacete como o bosque de árvores nativas em seu entorno foram declarados, por lei municipal do ano 2000, bens de preservação permanente e integral.

    2020.04.06_revitalizacao_ferraz_costa_1

    O então Secretário de Cultura e Turismo, Washington Bortolossi, enalteceu a importância do Solar na história itatibense. “Nosso intuito não era apenas revitalizar, mas poder preservar sua estrutura e, especialmente, valorizar sua história e sua beleza. Por ser referência em arquitetura e por estar localizado num grandioso complexo, recebe fluxo intenso de moradores e turistas. Além de ser importante atrativo cultural e turístico de nossa cidade, é cenário de inúmeros ensaios fotográficos, momentos estes que ficarão eternamente registrados nas fotos e nas lembranças”, destaca.

    A revitalização faz parte de um projeto desta Secretaria que pretende revitalizar e cuidar dos prédios e suas histórias, com ações programadas para preservar também o Conservatório “Profª Alba Panzarin Degani” e EMEB Cel. Julio Cesar, executados em parte custeados pela Administração e outra através de contrapartida.

    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco