Campo Limpo desmente boato na saúde
Nas redes sociais surgiram denúncias de faltas de medicamentos

Nos últimos dias surgiram denúncias nas redes sociais que Campo Limpo Paulista estava com alguns medicamentos em falta. Um exemplo é o benzetacil, muito utilizado em vacinas contra algumas enfermidades e geralmente aplicado nas unidades de saúde.
A Prefeitura tem recebido estas reclamações e tratou de dar o esclarecimento sobre o remédio. E também faz o alerta sobre o uso deste e outros medicamentos que sempre devem ser acompanhados com a prescrição médica. E que o paciente com certos sintomas não pode se automedicar.
O Secretário de Saúde, Dr Sebastião Batista, afirma que a prescrição médica é feita avaliando o quadro clínico do paciente e nem sempre o melhor é o antibiótico que contém penicilina G benzatina, princípio ativo da Benzetacil.
Batista explica que a Benzetacil é um antibiótico que tem uma ação restrita na prática médica, sendo indicada em um número pequeno de infeções bacterianas como sífilis, amigdalites e faringites bacterianas, impetigo e febre reumática. O médico também esclarece que quando há necessidade de repetir a medicação é aconselhável adotar outros medicamentos, portanto nem sempre será ministrada a Benzetacil.
Há outros tipos de infecções como pneumonia, sinusite e otite que são resistentes a Benzetacil, portanto a prescrição não é eficaz. “As pessoas chegam na unidade de saúde e pedem Benzetacil porque uma única dose normalmente resolve, no entanto ela não é eficaz para todo tipo de infecção.” – explicou Batista.


