
Todos se perguntam e esperam como será o cenário das cidades turísticas após a pandemia. O desejo é que as viagens turísticas e atividades de lazer possam voltar como sempre ocorriam. O turismo é fundamental para impulsionar a economia, devido as viagens e visitas em pontos turísticos e também enriquece a cultura. No Brasil, a tendência é que quando o turismo voltar, a princípio a maioria das pessoas vão preferir fazer viagens dentro do estado ou do Brasil.
E para melhorar esta iniciativa, foi definido que a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) fará ações de apoio e divulgação do turismo no Vale do Ribeira e Baixada Santista, ambas as regiões localizadas no Litoral Paulista. A deputada federal Rosana Valle (PSB) e o presidente da empresa, Gilson Machado Guimarães Neto, fizeram este acerto por meio de uma reunião em videoconferência nessa terça-feira.
Gilson atendeu apelo da parlamentar, para o momento pós-pandemia as duas regiões, especialmente o Vale do Ribeira para que haja um preparo para o convite de visita a este local. Os estudos preveem o redirecionamento dos turistas para regiões próximas, em substituição às viagens internacionais.
“O Vale do Ribeira está a duas horas de dois grandes centros emissores de turistas, as regiões metropolitanas dos estados de São Paulo e Paraná”, disse Gilson Guimarães, lembrando que o plano é incluir o aproveitamento das atrações ligadas ao ecoturismo, gastronomia, cultura, história e turismo rural.
Rosana Valle recebeu o pedido do presidente da Embratur para que dê o acervo de imagens e conteúdos dos livros dela. Servirão para que ele conheça e publique as atrações que a Baixada Santista e o Vale do Ribeira possuem e que justifiquem receber mais visitas turísticas.
Na sequência, pediu à deputada que se reúna com os prefeitos e o operadores de turismo destas regiões para que sejam elencados 20 itens prioritários que necessitam de divulgação. “Vamos incluir estes roteiros em sites, programas de infraestrutura do Governo Federal e também fazer um vídeo de divulgação”, afirmou o presidente da Embratur, que pretende, ainda em julho, visitar o Vale do Ribeira, junto com o secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif.
Rotas regionais
Gilson Guimarães elogiou o aeroporto de Registro: “Temos que estimular a aviação regional. Não se concebe um aeroporto destes com baixíssima utilização”, disse o presidente, que falou igualmente da necessidade de retomar a linha férrea Santos-Cajati, que pode ter também aproveitamento turístico. Rosana, que trata da malha ferroviária com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ficou animada como envolvimento da Embratur no tema.
A deputada vai levar projetos do incentivo ao turismo, do Vale e também da Baixada, pessoalmente, ao presidente da Embratur, incluindo a criação de rotas regionais, incentivadas por transporte rápido. Umas das cidades a serem visitadas no Vale por Gilson Guimarães será Cananeia, onde o Governo Federal pretende dar melhor aproveitamento ao Terminal Pesqueiro.



