Você sabe o que é “Maskne”. Se você usa máscara, saiba como se prevenir
![](/wp-content/uploads/2020/09/destaque-mascara-780x470.jpg?v=1599172868)
O uso da máscara é fundamental para evitar a disseminação do coronavírus. E, em meio a uma pandemia, o seu uso passou a ser obrigatório. Mas, usar o acessório a longo prazo tem provocado uma reação conhecida por “Maskne” – que nada mais é do que o surgimento de acnes, espinhas e até dermatites.
O termo derivado do inglês Mask’s acne, que em tradução literal significa: a acne causada pela máscara, ficou mais conhecido após ser pautado pelo The New York Times, no entanto, não é um fenômeno novo. Profissionais da saúde, que trabalham usando a máscara por longos períodos já sentiam o impacto do acessório. Mas, agora, com grande parcela da população usando o tecido no rosto, o termo ficou mais conhecido e as dúvidas começaram a surgir.
Quem desenvolve a Maskne?
Os profissionais de saúde e outros funcionários da linha de frente estão em maior risco, isso porque suas máscaras são mais apertadas e essas pessoas as usam por mais tempo. De acordo com uma pesquisa publicada no Jornal da Academia Americana de Dermatologia, pelo menos 83% dos profissionais de saúde em Hubei, na China, sofriam de problemas de pele no rosto.
No entanto, devido a obrigatoriedade do uso da máscara, esse problema passou a não ficar mais concentrado em profissionais da saúde. Ou seja, algo que poderia ser característico da infância e puberdade, hoje em dia, pode incomodar qualquer usuário do acessório.), Manter a rotina de cuidados com a pele é fundamental neste momento.
Prevenção
A pele deve estar sempre limpa ao colocar a máscara, ou seja, lave o rosto duas vezes ao dia com sabonete específico para seu tipo de pele.
Evite tomar banho com água muito quente, para que não haja um rebote de oleosidade e hidrate o rosto com um creme próprio para a região facial, dessa forma, é possível evitar o atrito e pressão na pele.
Outro aspecto é: lembre-se de jamais dormir com maquiagem. Se o quadro persistir, um médico especialista em pele deve ser consultado
Saúde & Bem-Estar
Dra. Luciane Bravi Hübner
Médica e Professora de Dermatologia das Faculdades BWS, São Paulo