MundoPolítica

Debate entre Trump e Biden desaponta eleitorado

Ofensas e interrupções marcaram o primeiro encontro dos presidenciáveis

O mundo acompanhou nessa terça-feira (29), o tão aguardado debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), que tenta sua reeleição e Joe Biden (Democratas). Mas quem esperava que houvessem propostas para economia, política externa, saúde, segurança e combate ao racismo, ficou decepcionado.

Nos 90 minutos sem intervalo, o que mais se ouviu foram interrupções, desavenças e até um “cala boca” dado pelo candidato Biden à Trump em meio as ofensas que os dois trocavam a cada pergunta que o mediador fazia.

Apesar disso, os presidenciáveis procuravam falar de assuntos de interesse do povo norte-americano e até do planeta. Sobre economia, Joe Biden afirmou que vai acabar com os cortes de impostos feitos pelo atual governo, para que a economia esteja no real crescimento. Donald Trump defendeu sua estratégia com os impostos, alegando que foi assim que os empregos reapareceram.

Também tocaram no assunto do coronavírus, onde Trump é constantemente criticado, devido as mais de 200 mil mortes ocorridas no país. O atual presidente criticou a imprensa dizendo que há uma perseguição contra ele e também que é contra o fechamento total do país. E ainda garantiu que as vacinas chegarão ainda esse ano para imunizar toda população. Já Biden disse que quer tomar medidas seguras para evitar o aumento de casos, sem prejudicar a economia local.

Outro assunto muito abordado no debate foi a onda de protestos, violência e as mortes provocadas por policiais. Os candidatos trocaram mais acusações, como a intenção do representante do Democratas de retirar o financiamento aos policiais e complementou que os estados governados pelo partido de Joe Biden, são os mais violentos. Biden se defendeu das acusações e condena que ações violentas são inaceitáveis, garantindo que a polícia vai adotar medidas de ordem, mas sem a violência.

Brasil

Até o Brasil entrou na pauta do debate entre Donald Trump e Joe Biden. O atual presidente foi questionado pelo fato de não usar a sua influência para ajudar no combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia. “O Brasil, a floresta tropical do Brasil, está sendo demolida, está sendo destruída, mais carbono é absorvido naquela floresta tropical do que cada pedacinho de carbono que é emitido nos Estados Unidos…”, disse Biden. O Democrata garantiu que se for eleito tentará reunir outros países para agir no combate às chamas e ainda oferecer US$ 20 bilhões para impedir a destruição.

Porém se não houvesse a aplicação correta desse dinheiro prometido para o governo brasileiro, sanções podem acontecer. Já Trump questionou de forma irônica o adversário, dizendo que as florestas da Califórnia queimam e que não há influência direta da ação humana.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios