
Após quase 7 meses, os alunos da rede estadual de ensino voltaram nesta quarta-feira (7) a ter aulas presenciais nas escolas. Mas o ensino nos locais ainda tem que ter limite de capacidade nas salas e por enquanto apenas os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Alunos podem frequentar. Os alunos do ensino fundamental devem voltar em novembro.
Embora o Estado tenha permitido a volta às aulas presenciais nas escolas estaduais, cabem as prefeituras decidirem se elas podem ou não acontecer. Segundo o Governo Paulista, apenas quase 14% das 5100 unidades de ensino existentes voltaram a ter aulas.
Para conseguirem ter este retorno dos ensinos nas unidades, foi necessário que as cidades paulistas ficassem durante 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo. Ainda assim a maioria dos municípios decidiu junto com os pais e responsáveis dos alunos que o retorno só vai ocorrer no próximo ano, quando as condições sanitárias e principalmente com a vacina presente garantam a segurança contra o coronavírus.
O exemplo é Jundiaí, que ainda não retornou as aulas presenciais e não tem prazo para que isso aconteça. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Diretoria Regional de Ensino de Jundiaí tem conversado com os moradores sobre como e quanto irão receber os alunos, além das medidas de segurança a serem tomadas.
As escolas estaduais e particulares que já voltaram a abrir fizeram várias adaptações para garantir que o distanciamento social e o protocolo de higienização seja respeitado. O álcool gel está presente na porta de entrada, também houve mudanças nas colocações das carteiras e há distanciamento também nos refeitórios. Mas apesar disso, as aulas online irão prosseguir normalmente em todo o Estado.



