São Paulo enfim está na fase verde do Plano SP
Mais regras foram alteradas e isso permitiu a nova classificação

Desde o dia 1º de junho, o Governo do Estado criou o chamado Plano São Paulo, conhecido como uma quarentena inteligente. Cada regional de saúde deveria alcançar os índices necessários para poder flexibilizar as atividades comerciais e de lazer numa retomada gradual. E após 4 meses, finalmente regiões chegaram na chamada fase verde, que permite mais flexibilizações.
O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (9) durante coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB). A capital paulista, junto com a Grande São Paulo e as regiões de Taubaté, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e toda a Baixada Santista conseguiram avançar para a fase menos restritiva de flexibilização. Somente a região de Barretos regrediu para a fase Laranja, onde terá de fechar academias e salões de beleza, por exemplo.
Principais alterações nos critérios de classificação do Plano São Paulo:
- Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase laranja para a amarela passou de 70% para até 75%.
- Taxa máxima de ocupação de UTI para uma região passar da fase amarela para a verde passou de 60% para um percentual entre 70% e 75%.
- Regiões estão impossibilitadas de avançarem ou regredirem de fase por ponto percentual, por isso, a gestão desenvolveu uma margem de erro de 0,1 para critérios de evolução da epidemia e de 2,5 para capacidade do sistema de saúde.
- Foram acrescentados os critérios de óbito e internação para cada 100 mil habitantes para que uma região passe da fase amarela para a verde.
- Regiões devem passar 28 dias consecutivos na fase amarela antes de evoluírem para a fase verde.
- Regiões que atingirem as fases 3 (Amarela) ou 4 (Verde) permanecerão nessas fases desde que tenham indicadores semanais inferiores a 40 internações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e 5 mortes a cada 100 mil habitantes.
Os critérios que baseiam a classificação das regiões são:
- Ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs);
- Total de leitos por 100 mil habitantes;
- Variação de novas internações, em comparação com a semana anterior;
- Média de novos casos confirmados, em comparação com a semana anterior;
- Variação de novos óbitos confirmados, em comparação com a semana anterior.
- Na fase verde também é considerado óbitos e casos para cada 100 mil habitantes;
- Regiões que atingirem as fases 3 (Amarela) ou 4 (Verde) permanecerão nessas fases desde que tenham indicadores semanais inferiores a 40 internações por Covid-19 a cada 100 mil habitantes e 5 mortes a cada 100 mil habitantes.
Veja as principais regras de cada fase:
- Vermelha: Permitido o funcionamento apenas de serviços essenciais.
- Laranja: Podem reabrir imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings podem reabrir, mas com restrições.
- Amarela: Também estão permitidas as reaberturas dos salões de beleza, bares, restaurantes, academias, parques e atividades culturais com público sentado podem funcionar, mas com restrições.
- Fase verde: Liberadas para reabrir eventos, convenções e atividades culturais com público em pé poderão voltar a acontecer quando houver uma estabilidade de quatro semanas do estado de São Paulo na fase verde (4), também com restrições.



