Nesta quarta-feira (28), saiu a notícia de que uma vacina contra a COVID-19 possa estar mais próxima de acontecer. Ela já seria disponibilizada para um grupo específico do Reino Unido. Já para o lançamento para toda população da Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales, e posteriormente para todo o mundo, incluindo o Brasil só deve ocorrer no começo de 2021.
A informação foi dada por Kate Bingham, responsável pela aquisição dos futuros imunizantes da região em uma entrevista ao canal BBC. “Se as primeiras duas vacinas, ou qualquer uma delas, mostrarem que são seguras e eficazes, acho que há uma possibilidade de que a disponibilização da vacina comece antes do Natal. Mas se não, acho que é mais realista esperar para o início do ano que vem”, disse ela.
Por enquanto as doses estão na fase 3 de testes e os resultados tem sido animadores. Até o momento o Reino Unido assinou acordos com outras duas vacinas. Além da Oxford, os imunizantes da Janssen e a Novavax tiveram convênios assinados. Além do mais foram assinados contratos para as compras das doses da Pfizer, Valneva, GSK/Sanofi e da Janssen.
Leia também