EleiçõesGeral

Atibaia – O poder do engajamento das redes sociais nas eleições

As redes sociais e o engajamento podem definir as eleições. Foi se o tempo em que a TV e o Rádio eram os principais lugares para divulgar as propostas durante a campanha eleitoral. Com a modernidade e a facilidade em obter as informações, as redes sociais, se tornaram a principal ferramenta de acesso ao eleitorado, ainda mais nesse ano tão atípico pela pandemia.

A velocidade da informação tem permitido que as candidaturas alcancem elevados números de seguidores e, sem dúvida, esse dado pode tanto ajudar o eleitorado na escolha do candidato, como ser um diferencial no resultado do pleito.

Em Atibaia, o uso da internet também tem sido a estratégia adotada por alguns candidatos para se aproximar da população.

O candidato Lucas Cardoso (Podemos) é o campeão no uso da web e no quesito engajamento. Em 20 publicações relativas às propostas de governo, o candidato alcançou a marca de 292 mil pessoas, no intervalo de uma semana. Quase duas vezes e meia a população de Atibaia.  Veja o engajamento digital de todos os candidatos.

Veja o gráfico com o desempenho dos candidatos a Prefeito

 

Mídias sociais em São Paulo

Até o momento mais de 17 milhões de engajamentos foram feitos, onde todas as mensagens e postagens feitas pelos candidatos tiveram curtidas nas redes, especialmente no Twitter. Em São Paulo, por exemplo, Guilherme Boulos (PSOL), que concorre à Prefeitura tem mais de 14 milhões de curtidas e retuítes de janeiro até outubro. Sendo que nos últimos 30 dias, a quantia foi de mais de 2,3 milhões de interações.

Por causa disso, na pesquisa eleitoral da Capital Paulista, Boulos já aparece em terceiro lugar com 16%, empatado tecnicamente na margem de erro com Celso Russomano (Republicanos), que soma 22%, segundo colocado. O líder é Bruno Covas (PSDB) que tem 27%.

Arthur do Val (Patriota), que também concorre ao Executivo Paulistano é o que tem mais seguidores. Ao todo quase 5,2 milhões de pessoas e teve um total de mais de 1,5 milhão de interações. Já Joice Hasselmann (PSL) tem mais de 1 milhão de atividades interativas feitas.

Líderes das pesquisas

O atual prefeito Bruno Covas (PSDB) e Celso Russomano (Republicanos) que estão na liderança das pesquisas das eleições de São Paulo não tem aparecido tanto nas redes sociais. Russomano, por exemplo tem apenas 22.667 interações feitas nos últimos 30 dias. Enquanto que Covas soma apenas em todo ano 4.280.

Para conseguir chegar a estes resultados dos engajamentos nas redes sociais é necessário acompanhar o máximo de mensagens postadas que tiveram curtidas, compartilhamentos, retuítes e repostagens. Os conteúdos dos posts vão além das propostas e promessas para melhorar a cidade, caso o candidato seja eleito. Ela também consta com críticas políticas e sociais, o que ajuda na mobilização da campanha social.

Além disso, a realização das lives permite que os candidatos tenham mais tempo de apresentar suas propostas e respondam as dúvidas que os eleitores possuem sobre os projetos.

 

Leia também

Urnas eleitorais começam a serem preparadas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios