O prefeito de Itupeva, Marcão Marchi (PSD) e o vice-prefeito, Alexandre Mustafa, foram afastados de seus cargos por decisão judicial neste sábado (31). Eles são acusados de abuso de meio de comunicação. Segundo a denúncia, o chefe do Executivo havia patrocinado um jornal em Itupeva para favorecer sua candidatura, nas eleições de 2016.
A denúncia foi acatada pela Justiça Eleitoral e, em maio de 2017, foi dada a sentença inicial, cassando os diplomas dele e de seu vice. Por conta disso, a vereadora Tatiana Salles (PSB), presidente da Câmara de Itupeva, é quem assumirá o cargo de chefe do Executivo municipal.
O Ministério Público descartou eleição suplementar em Itupeva e desta forma, Marcão Marchi segue apto para concorrer à reeleição para prefeito do município. A decisão é de quando Marcão Marchi foi condenado por uso abusivo de meio de comunicação nas eleições de 2016.
O promotor de Justiça, Jocimar Guimarães, descartou a possibilidade de um pleito suplementar na cidade, conforme sentença do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Assim as Eleições Municipais estão mantidas e ele concorrerá normalmente as Eleições Municipais. Já na Câmara Municipal, a Procuradoria Jurídica estaria aguardando as orientações da Justiça Eleitoral da cidade.
Guimarães seguiu a mesma linha do juiz eleitoral de Itupeva, Maurício Garibe. O promotor e o juiz disseram que o TSE suspendeu a realização de pleito suplementar em todo o Brasil, em decorrência da pandemia do coronavírus. Em nota, a assessoria de Marcão Marchi diz que o prefeito é vítima de manobra jurídica da oposição.
Confira na íntegra
“Inconformados com a voz do povo e o resultado das urnas, seus adversários usam de táticas jurídicas para impedir que o prefeito exerça seu mandato normalmente. O Prefeito Marcão Marchi e o vice-prefeito, Alexandre Mustafa, serão rigorosos no cumprimento de decisão judicial, estando sempre disponíveis para quaisquer esclarecimentos legais, perante à Justiça ou à população de Itupeva.
A defesa do prefeito e do vice-prefeito seguirá com os devidos recursos previstos no ordenamento jurídico, conforme o processo legal. O Prefeito Marcão Marchi reafirma que cumpre seu compromisso de trabalho com o eleitorado e com a população de Itupeva, respeitando o resultado inequívoco das urnas em 2016. E que o presente processo judicial faz parte de retaliações políticas adversárias.
Mesmo sob acusações injustas, o prefeito Marcão Marchi manteve a integridade de sua atuação como gestor, administrando de forma humana, solidária e respeitosa a cidade de Itupeva.
Nenhuma das determinações, até o presente momento, interfere na campanha eleitoral de 2020, estando aptas e deferidas pela Justiça Eleitoral, as candidaturas de Marcão Marchi e Alexandre Mustafa. A campanha, portanto, segue normalmente, com a agenda prevista”, diz a nota.
Leia também