Aulas presenciais nas escolas estaduais vão voltar
Em média apenas 20% do público total fará esta volta

O Governo de São Paulo autorizou que as aulas presenciais nas escolas estaduais possam voltar, mas de forma gradual. A previsão é que até o início da próxima semana, 1300 unidades de ensino, em 219 cidades paulistas possam ter o ensino presencial. Porém os municípios podem decidir se o retorno acontece ou não.
A perspectiva é que inicialmente 400 mil alunos estejam nos locais, já que os anos finais dos ensinos fundamental, médio e também na Educação de Jovens e Adultos (EJA), o limite é que cada sala tenha 20% do total. O secretário estadual de Educação informou como serão as medidas para este retorno nas cidades.
“A escola organiza seu plano com seus estudantes, com a sua comunidade para a atividade de retorno respeitando sempre todos os protocolos. Sem eles, nós não autorizamos as atividades. Estamos dando passos vagarosamente, mas com segurança. Temos tido sucesso neste retorno, porque não tivemos nenhum caso de transmissão de covid dentro das nossas escolas. Fazemos acompanhamento e monitoramento desses dados”, afirmou o secretário da Educação Rossieli Soares.
Regras para reabertura
A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários. Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais.
Na região do Aglomerado Urbano de Jundiaí, apenas nove das 89 escolas estaduais confirmaram que retornarão a ter aulas presenciais. Destas, sete são em Jundiaí e outras suas em Várzea Paulista. Mas sobre a volta dos ensino fundamental nos primeiros anos, isso não irá ocorrer em Jundiaí. Por enquanto o permitido nestas unidades são atividades complementares.
Leia também