Fase Azul não será mais feita
Governo do Estado comunicou a decisão para evitar riscos de coronavírus
Algumas regiões do Estado de São Paulo, como a Região Metropolitana e a Baixada Santista voltaram a ter alta no número de casos e internações por coronavírus. Por isso o Governo do Estado determinou que a Fase Azul do Plano São Paulo não irá mais acontecer.
O Centro de Contingência do Coronavírus foi quem suspendeu esta etapa e quem confirmou a informação foi o secretário executivo do órgão, João Gabbardo. Em entrevista à CNN Brasil, ele fez o anúncio. “A fase azul está suspensa pelo centro de contingência e descartada para 2020”, disse ele.
Até que uma segunda ordem seja dada, nenhuma das 645 cidades do Estado de São Paulo poderá avançar para a Fase Azul do Plano São Paulo e também não haverá qualquer evento com aglomerações. Velórios com mais de 10 pessoas, festas de casamento, shows, aniversário, baladas e até encontros familiares não podem acontecer.
Decisão
A decisão foi motivada pelo surgimento de uma segunda onda da COVID-19 na Europa. Uma das medidas que o governo já havia tomado foi comunicar as cidades sobre um recuo no plano de desmobilização de leitos. Mas esta informação causou a reação de prefeitos.
Na prática, o alerta foi que os quartos de hospital que estavam reservados pra pacientes com coronavírus e começaram a ser liberados pra quem tem outra doença, podem ter de ser bloqueados novamente pra enfermidade.
Antes da decisão de suspender a fase azul, o Centro de Contingência já havia pautado o início da discussão das regras que teriam de ser seguidas pelos diversos setores econômicos. Seriam elas: uma vacina eficaz, um remédio capaz de curar o coronavírus ou uma diminuição significativa nos casos.
Leia também