Saúde

Governador de SP anuncia que vacina da COVID-19 começa em janeiro

Mas a CoronaVac ainda precisa aprovar o imunizante para ser liberado

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou que a vacina da CoronaVac, contra a COVID-19 vai começar no dia 25 de janeiro. O plano de vacinação foi apresentado e nele é informado que os primeiros a serem imunizados serão os profissionais de saúde, indígenas e os quilombolas de todo o estado.

O imunizante está sendo produzido pelo laboratório chinês Sinovac junto com o Instituto Butantan. Por enquanto ela ainda está na fase 3 de testes. Mas para ser aprovada e liberada para imunizar a população é necessário o aval positivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cada pessoa terá a aplicação de duas doses da vacina da CoronaVac, segundo o que foi explicado pelo governador. Serão ao todo cinco fases e depois dos profissionais de saúde, indígenas e os quilombolas, serão a vez dos idosos com mais de 75 anos. A previsão é que a imunização para este público aconteça no dia 8 de fevereiro.

Explicações

“A fase 1, que é essa que começa no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo é a fase de imunização que será destinada aos profissionais de saúde, todos eles, e pessoas com mais de 60 anos. A escolha do público-alvo para essa fase 1, levando em consideração a incidência de óbitos de coronavírus no estado de São Paulo”, afirmou o governador João Doria.

“Nós iniciaremos a campanha vacinal agora no 25 de janeiro e temos, sim, esses insumos, agulhas e seringas para vacinar esse público. Dessa maneira, não será necessário fazer aquisições, aguardo de licitações, porque nós já disponibilizamos em nosso estoque desses materiais”, afirmou o secretário de Saúde do Estado Jean Gorinchteyn.

Anvisa

Para que a vacina comece a ser distribuída é necessário que o Instituto Butantan envie um relatório à Agência e que o órgão aprove o uso do imunizante. A previsão é a de que as informações sejam enviadas até o fim desta semana e que a Anvisa decida se a CoronaVac cumpre, ou não, todos os requisitos para aplicação até a primeira semana de janeiro.

Durante a coletiva, o governo também confirmou que o envase da matéria-prima recebida na última quinta (3) começou a ser feito nesta segunda.

Confira o plano detalhado das etapas.

Leia também

Jundiaí amplia leitos públicos exclusivos para COVID-19 em 20%

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios