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Jundiaí é a 1ª da América Latina com Contactless em todos os ônibus

De modo pioneiro na América Latina, Jundiaí oferece aos usuários do transporte público do município uma nova facilidade: a partir desta semana, cartões de todas as bandeiras com tecnologia por aproximação (Contactless) (símbolo com quatro ondas) poderão ser utilizados diretamente nos ônibus para o pagamento da tarifa. Quem ainda não tem o cartão com esta tecnologia deve pedi-lo junto a seu banco.

A inovação, trazida a Jundiaí em 2017, é resultado de parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, a MasterCard, a concessionária Transurb (Transportes Urbanos de Jundiaí) e a Prodata Mobility. Superadas todas as fases de testes, os 300 ônibus foram equipados com validadores específicos, para aceitar o mesmo cartão de crédito, débito e pré-pago usado para outros tipos de compras, além smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento.

Prefeito Luiz Fernando: “Investimento em tecnologia é feito para proporcionar facilidades para os usuários do transporte coletivo”
Prefeito Luiz Fernando: “Investimento em tecnologia proporcionará facilidades aos usuários”

Facilitar o pagamento significa integrar

De acordo com a Prefeitura, a alternativa amplia as opções de pagamento no transporte público da cidade. “O investimento em tecnologia é feito para proporcionar facilidades para os usuários do transporte coletivo”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado. “Temos como desafio, agora, reduzir o tempo de deslocamento nos trajetos percorridos. Para isso, toda a frota conta com monitoramento via GPS, que auxilia nas avaliações para a alteração de linhas e horários. Também faremos a implantação de um sistema inteligente para priorizar o transporte coletivo”, destaca.

O uso da tecnologia para melhorar o transporte coletivo é uma das marcas do “Mobilidade Total”, programa da Prefeitura de Jundiaí que passou a usar o APP Jundiaí como uma de suas ferramentas e permite acompanhar, em tempo real, o percurso dos ônibus de todas as 87 linhas do sistema municipal, além de receber notificações sobre imprevistos no trânsito.

Além do acompanhamento em tempo real, o jundiaiense tem na palma da mão uma grande variedade de informações disponibilizadas pelo aplicativo. Ele é encontrado, gratuitamente, nas lojas virtuais para smartphones desde 2017. Para utilizá-lo, basta fazer o download (nos sistemas Android e IOS) e preencher um rápido cadastro.

A possibilidade de acompanhamento, em tempo real, do percurso dos veículos de todas as linhas do sistema público de transporte de Jundiaí é possível com o uso do aplicativo CittaMobi, que utiliza dados dos aparelhos de GPS instalados nos ônibus para calcular quanto tempo o veículo passará por um ponto indicado pelo usuário.

Outra boa opção disponível é “Moovit”, que permite aos usuários verificar todos os itinerários e, desta forma, identificar quais linhas poderá usar para percorrer determinado percurso.

Videoconferência

Uma videoconferência, nesta terça-feira (8), reuniu, além do prefeito Luiz Fernando, os gestores da Prefeitura Silvestre Ribeiro (Mobilidade e Transporte) e José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), e Fernanda Caraballo, diretora de novos negócios da Mastercard Brasil, além de Fábio Miguel, Antônio Russo Filho e Antônio Russo Neto, da Transurb.

“Este é um projeto que vem sendo desenvolvido há quatro anos. Os equipamentos instalados nos ônibus da cidade trazem o que há de mais avançado neste tipo de tecnologia, compatível com todos os tipos de cartões”, disse Fábio Miguel.

Modernização como em grandes cidades pelo mundo

O encontro detalhou a modernização do modelo de pagamento do transporte de Jundiaí, a mesma utilizada em outras cidades mundo afora, como Nova York, Londres, Sydney e Miami. A tecnologia de pagamento por aproximação é cerca de 10 vezes mais rápida que o pagamento em dinheiro, vantagem para a rotina de usuários frequentes em suas rotas habituais, como também de usuários esporádicos e turistas que acessam a cidade, por exemplo, pela rodoviária. Mas não é só. Estes poderão usar o transporte público da cidade sem se preocupar em ter que trocar dinheiro ou em comprar passagens antecipadamente.

Além disso, a cada pagamento realizado por aproximação com cartões Mastercard, a empresa doará dois centavos para amparar os afetados pela pandemia. Mas o valor arrecadado será direcionado para a campanha “Natal Sem Fome”, mobilização da ONG Ação Cidadania, e para a Central Única das Favelas (CUFA). Enquanto que a campanha faz parte do movimento “Faça Parte: comece o que não tem preço”, com o qual a companhia se comprometeu a arrecadar o equivalente a 5 milhões de refeições para serem doados a organizações não-governamentais até o final do ano.

Anúncio nos ônibus aborda facilidade da tecnologia de pagamento por aproximação
Anúncio nos ônibus aborda facilidade da tecnologia de pagamento por aproximação

Coronavírus

Reduzir a circulação de dinheiro nas linhas de ônibus está entre as vantagens da nova tecnologia. Indo além, em tempos de pandemia, uma das formas de prevenção é evitar contato com superfícies que possam estar contaminadas. Sendo assim, o pagamento por aproximação torna-se uma opção mais segura, por evitar que algum objeto troque de mãos.

A  MasterCard fez uma pesquisa com 17 mil pessoas em 19 países. Sendo assim, 69% dos brasileiros entrevistados revelaram que a COVID-19 os incentivou a realizar pagamento por aproximação.

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