
O lançamento do livro “CARLINHOS NEVES – Conversas sobre Futebol” transformou a Vila Madalena, em São Paulo, em palco de uma verdadeira celebração ao futebol brasileiro. O evento aconteceu no Barouche – Bar, Café e Livraria, reunindo grandes nomes do esporte para prestigiar os 45 anos de história do preparador físico mais respeitado do país.
A obra, escrita por Caibar Pereira Magalhães Jr. e publicada pela Editora Bremen, traz relatos marcantes da trajetória de Carlinhos e conta com apresentação assinada por Raí, amigo pessoal do preparador. “Um homem que sempre colocou a ciência a serviço da arte […] aquele professor que nunca esqueceremos”, escreveu o ex-camisa 10 são-paulino.
Presenças de peso
Entre os convidados, estavam ídolos como Luizão e Amoroso, o ex-lateral Fábio Santos, já em nova fase como comentarista, e Edmílson, campeão mundial com a Seleção e ex-Barcelona. O técnico tricampeão brasileiro Muricy Ramalho também marcou presença e relembrou com humor a convivência com Carlinhos, além de comentar passagens pelo Internacional e reflexões sobre saúde, pressão e amizade no futebol.
Milton Cruz, Raí e empresários como José Carlos Brunoro e Ruddy Flores também prestigiaram o evento.
Depoimentos emocionados
O ex-jogador Ruddy Flores, que atuou por Aimoré, São José, XV de Piracicaba e Mirassol, destacou a alegria do reencontro. Ele conheceu Carlinhos em 1986, quando ambos estavam no Pinheiros, atual Paraná Clube.
“Foi uma alegria reencontrar pessoas que conheço há décadas”, disse Ruddy, que recordou também sua atuação como gerente de futebol do Paulista de Jundiaí — período marcado pela parceria que reestruturou o clube, levou Toninho Cerezo, Casagrande e Edu Lima e culminou na histórica conquista da Copa do Brasil.
Amoroso, fez questão de destacar o impacto de Carlinhos em sua carreira:
“Ele foi decisivo para que eu voltasse ao meu melhor nível em 2005, ano em que conquistamos a Libertadores e o Mundial pelo São Paulo.” O ex-atacante ainda celebrou sua trajetória após deixar os gramados: “Estou completando quase 11 anos como comentarista, algo que também me dá muito orgulho”.
45 anos de histórias — uma trajetória vitoriosa
O livro destaca a carreira de Carlinhos Neves, marcada pela convivência harmoniosa com treinadores e pela filosofia de enxergar cada atleta como um indivíduo único — abordagem que o tornaria um dos preparadores mais respeitados do país.
Na Seleção Brasileira, Carlinhos ficou dois anos e meio e conquistou dois títulos do Superclássico das Américas, além de integrar a comissão técnica da Seleção Olímpica que garantiu a medalha de prata em Londres, em 2011.
Seu trabalho rendeu mais de 20 prêmios de melhor preparador físico do ano em cidades como Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte, além do tradicional Troféu Charles Miller em 1994.
Entre abraços, conversas e lembranças, o lançamento do livro não apenas apresentou uma obra literária, mas também reviveu capítulos importantes do futebol nacional. Carlinhos Neves foi celebrado não apenas como preparador físico, mas como mentor, amigo e referência para gerações de atletas e profissionais.
LEIA MAIS
São Paulo abre semana com mais de 2 mil vagas de emprego; salários chegam a R$ 4,9 mil
Quase 15 anos depois, vai a júri o caso do “Rei do Morango”, morto dentro de casa em Jarinu
Funcionalidade Beta
Funcionalidade Beta
Funcionalidade Beta









