Teatro Polytheama comemora 109 anos
Como parte da programação especial dos 365 anos de Jundiaí, a Prefeitura realiza neste domingo (13) duas importantes ações que também comemoram os 109 anos do Teatro Polytheama. A partir das 20h serão feitas as entregas oficiais do ar-condicionado e de outras melhorias no local. Enquanto que na sequência, será apresentado o espetáculo online “Clássicos em Movimento” com os corpos artísticos municipais.
O evento, que não será aberto ao público, mas poderá ser acompanhado pelos canais da Unidade de Gestão de Cultura no Facebook e no YouTube. A transmissão poderá ser também seguida no site Jundiaí Cidade das Crianças. Sendo assim, onde pode ser consultada toda a programação do aniversário da cidade.
Espetáculo
Repetindo o sucesso do ano passado, os corpos artísticos municipais voltam a apresentar o espetáculo “Clássicos em Movimento”, desta vez numa versão online. A Cia. Jovem de Dança, a Cia. de Teatro de Jundiaí, o Coral Municipal de Jundiaí, o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças e a Orquestra Municipal de Jundiaí se unem a convidados especiais e propõem um concerto cênico, musical e visual contemporâneo, que convida o público a uma experiência expandida sobre a Arte.
Com a encenação dos atores e bailarinos, o espetáculo propõe a reprodução de telas e afrescos de grandes nomes renascentistas e barrocos, como Botticelli (em “Anunciação de Cestello” e “Alegoria da Primavera”), Caravaggio (em “O sepultamento de Cristo”) e Da Vinci (em “A Última Ceia”).
O repertório musical, a cargo dos músicos da Orquestra e dos corais, é quem conduz a narrativa do espetáculo, com os sons de clássico de Händel, como “O Messias” e outros concertos, e diversas canções natalinas, como “Adeste Fidelis”, “The first Noel” e “Silent Night”.
O espetáculo tem a concepção de Carla Candiotto (também responsável pela direção geral), Alex Soares, Claudia Feres e Vasti Atique, diretores dos corpos artísticos, e de Wagner Nacarato, diretor do Departamento de Teatros da UGC. A direção de arte é de Marco Lima e a iluminação de Wagner Freire.
Ar e outras melhorias
Uma antiga demanda dos espectadores e da classe artística desde a reinauguração do teatro em 1996, o ar-condicionado irá trazer mais conforto. Mas não é só, tem a segurança e preservação para o teatro centenário. No total foram investidos pela Prefeitura R$ 1,4 milhão, envolvendo a instalação da refrigeração, que substitui o antigo sistema de ventilação, além disso, tem a a aplicação de verniz antichamas e muitas outras melhorias no palco, na sala de espetáculo, no hall de entrada, frisas, galerias e arquibancadas, banheiros, camarins, sala de controle de áudio e iluminação, e partes externas.
LEIA TAMBÉM
Mega-sena acumula e prêmio chega a 40 milhões no próximo sorteio