JundiaíSaúde

Acidentes com escorpiões passam de 100 notificações

As ocorrências foram em Jundiaí e Sorocaba

O forte calor tem gerado uma aparição maior dos escorpiões nas residências. E o número de pessoas que se machucam com o animal também crescido. Ao longo de 2020, Jundiaí e Sorocaba somam cerca de 130 acidentes.

O motivo para tantas ocorrências se deve ao fato do escorpião se adaptar facilmente nas galerias de água e também em locais escuros e secos. É dessa forma que estes insetos conseguem se locomover facilmente entre os bairros. O gerente da Vigilância em Saúde Ambiental, Carlos Ozahata conta que eles quando são filhotes se deslocam mais rápidos. Já os adultos preferem se locomover durante a noite.

Só na cidade de Jundiaí já foram 46 picadas pelos escorpiões. A espécie mais encontrada na cidade é o “escorpião amarelo”. A lesão provocada pelo animal pode gerar sintomas graves e até matar uma pessoa. Crianças e idosos são os mais sensíveis à picada.

O que fazer?

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, o indivíduo deve procurar o hospital de referência mais próximo e, se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie. Higienizar o local com água e sabão pode auxiliar, desde que não atrase a ida ao atendimento. Além disso, a pessoa não deve aplicar produtos, colocar água fria ou gelo e fazer torniquete.

Os Hospitais Universitário e São Vicente de Paulo, ambos em Jundiaí, são os únicos da região que contam com estoque de soro antiveneno do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais informações pelos telefones: (11) 4527-5700/ (11) 4583-8155.

Leia também

Polícia Ambiental combate casos de desmatamento

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios