EconomiaJundiaí

Jundiaí vai seguir com o ponto facultativo de Carnaval

Serviços públicos fecharão nos dias 15 e 16

Contrariando diversas cidades do Estado, Jundiaí vai seguir com o ponto facultativo de Carnaval. A terça-feira (16), dia da data e a emenda na segunda (15) não terá o funcionamento dos órgãos públicos e eles voltarão as atividades na quarta-feira (17).

A decisão foi confirmada após o Governo do Estado decretar o avanço para a fase amarela do Plano São Paulo, onde a cidade está classificada dentro da Regional de Saúde de Campinas. Mas segundo o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael, não haverão as festas, por causa da pandemia do coronavírus.

“Em entendimento com vários setores, a decisão foi por manter o calendário estabelecido, inclusive com os cancelamentos de qualquer festividade. É um período para que as pessoas não se aglomerem.” O governo paulista sugeriu que o ponto facultativo do Carnaval fosse suspenso. Diversas cidades aderiram a esta determinação.

Comércio

Só que mesmo com o ponto facultativo, os estabelecimentos comerciais são autorizados a funcionar seguindo as regras da fase amarela do Plano São Paulo, que permite a abertura por 12 horas diárias, entre 6h e 22h, com 40% da capacidade.

“O nosso posicionamento é o de que o comércio funcione. Apoiamos a abertura porque é uma forma de o comerciante tentar recuperar o prejuízo acumulado por conta da pandemia”, diz Mark William Ormenese Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

Ele alerta que mesmo na fase amarela, é importante a população fazer a manutenção dos cuidados preventivos para a melhora nos índices da Covid-19 na cidade, evitando assim um novo retrocesso. “Não podemos relaxar. Evitem aglomerações e reforcem os protocolos sanitários sugeridos, como o uso de máscara e álcool em gel.”

Conforme orientação do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), mesmo com o ponto facultativo o comerciante tem autonomia para abrir o seu estabelecimento ou dar folga para o funcionário. O lojista que abrir não é obrigado a pagar hora extra ou conceder folga em outra data.

Leia também

Lojas no Centro de Jundiaí reabrem após anúncio da fase amarela

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios