
Contrariando diversas cidades do Estado, Jundiaí vai seguir com o ponto facultativo de Carnaval. A terça-feira (16), dia da data e a emenda na segunda (15) não terá o funcionamento dos órgãos públicos e eles voltarão as atividades na quarta-feira (17).
A decisão foi confirmada após o Governo do Estado decretar o avanço para a fase amarela do Plano São Paulo, onde a cidade está classificada dentro da Regional de Saúde de Campinas. Mas segundo o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael, não haverão as festas, por causa da pandemia do coronavírus.
“Em entendimento com vários setores, a decisão foi por manter o calendário estabelecido, inclusive com os cancelamentos de qualquer festividade. É um período para que as pessoas não se aglomerem.” O governo paulista sugeriu que o ponto facultativo do Carnaval fosse suspenso. Diversas cidades aderiram a esta determinação.
Comércio
Só que mesmo com o ponto facultativo, os estabelecimentos comerciais são autorizados a funcionar seguindo as regras da fase amarela do Plano São Paulo, que permite a abertura por 12 horas diárias, entre 6h e 22h, com 40% da capacidade.
“O nosso posicionamento é o de que o comércio funcione. Apoiamos a abertura porque é uma forma de o comerciante tentar recuperar o prejuízo acumulado por conta da pandemia”, diz Mark William Ormenese Monteiro, presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.
Ele alerta que mesmo na fase amarela, é importante a população fazer a manutenção dos cuidados preventivos para a melhora nos índices da Covid-19 na cidade, evitando assim um novo retrocesso. “Não podemos relaxar. Evitem aglomerações e reforcem os protocolos sanitários sugeridos, como o uso de máscara e álcool em gel.”
Conforme orientação do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomércio), mesmo com o ponto facultativo o comerciante tem autonomia para abrir o seu estabelecimento ou dar folga para o funcionário. O lojista que abrir não é obrigado a pagar hora extra ou conceder folga em outra data.
Leia também
Lojas no Centro de Jundiaí reabrem após anúncio da fase amarela