Política

Polêmica no PSDB: Doria pede afastamento de Aecio Neves

O motivo foi a eleição na Câmara dos Deputados

O PSDB tem vivido dias de muita polêmica. O governador João Doria pediu o afastamento do deputado federal Aécio Neves do partido durante reunião com correligionários e líderes da sigla, realizada no Palácio dos Bandeirantes.

Ele atribui ao parlamentar mineiro a realização do movimento que teria levado a uma série de traições na bancada do PSDB na eleição à Câmara dos Deputados, na semana passada. Os tucanos apoiavam Baleia Rossi (MDB) para ser eleito, mas ele foi derrotado na disputa com Arthur Lira (PP).

Aécio nega ter atuado a favor de Arthur Lira, já que a candidatura tinha o apoio do presidente Jair Bolsonaro. Vale lembrar que Doria e Bolsonaro travam embates diários com vistas às eleições de 2022. Além disso trocas de acusações envolvendo as mortes por coronavírus e as vacinas são constantes.

O pedido de afastamento

Para pessoas próximas de Doria, a ação de Aécio seria uma retaliação ao movimento do governador para tirá-lo da sigla. Em agosto de 2019, quando o PSDB rejeitou o pedido de expulsão do mineiro, Doria afirmou que o “velho PSDB esconde sujeiras” e que iria “até o fim” para expulsar Aécio, investigado na Lava-Jato.

Na ocasião, o tucano conseguiu se livrar da punição com 33 votos a seu favor na Executiva e apenas três contra, provando o seu cacife interno. O relator do processo interno, que descartou a punição, foi o deputado Celso Sabino que, recentemente, defendeu publicamente a candidatura de Lira.

Em coletiva de imprensa nesta manhã, quando anunciou a ampliação de estações do metrô de São Paulo, o governador confirmou sua nova ofensiva contra Aécio.

“Pedi o afastamento. O PSDB não deve abrir espaços para comportamentos desse tipo. Mas você não pode ter dissidências num partido que se posiciona com clareza a favor da vida, em defesa da democracia, da saúde e do meio ambiente. E deputados e senadores defendendo o oposto. Isto não é partido. Então aqueles que tenham pensamento distinto que tenham dignidade e coragem e peçam pra sair. Se tiverem coragem que saiam. É a atitude que se espera de alguém com o mínimo de dignidade. É o que se espera de um parlamentar, que foi eleito pelo voto popular. Então respeite o voto e a democracia e saia”, afirmou Doria

Leia também

Panelaço pelo pais pede saída de Bolsonaro

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios