
Jundiaí é mais uma cidade que aderiu ao consórcio criado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A oficialização aconteceu nesta terça-feira (2) e assim a cidade vai buscar fazer a compra de vacinas contra o coronavírus e buscar a imunização em massa.
O prefeito Luiz Fernando Machado comentou a importância dessa adesão ao consórcio. “Entendemos que a ampliação da oferta das doses de vacinas contra a COVID-19 é essencial para que seja possível o controle do cenário pandêmico, bem como a recuperação da economia. Jundiaí se preparou para a campanha de vacinação, mas, assim como os demais municípios brasileiros, não conta com doses suficientes para a aplicação completa do Plano Municipal de Imunização”, comenta.
Só que antes disso, a Prefeitura de Jundiaí enviou ofícios para os laboratórios e instituições fabricantes de imunizantes autorizados pela Anvisa para a aplicação em território nacional. A medida ocorre depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que estados pudessem comprar as vacinas contra a COVID-19.
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, disse que a disponibilização adicional para a cidade avançar em relação específica aos grupos prioritários, demandaria cerca de 50 mil doses. “Estamos no aguardo das respostas aos ofícios encaminhados, na semana passada. Porém, outras alternativas em formato de parceria agregam apoio e fortalecem o poder de negociação”, argumenta.
Em nota técnica a Federação Nacional dos Prefeitos informa que a intenção é “de construir condições políticas, administrativas, jurídicas e diplomáticas inafastáveis para a aquisição de vacinas por parte dos municípios brasileiros não rivaliza, nem se sobrepõe às iniciativas do Governo Federal e estaduais. Pelo contrário, se somam”.
Leia também
Frente Nacional de Prefeitos cria consórcio para compra de vacinas