Várzea Paulista suspende aulas presenciais
Retorno pode acontecer depois do dia 19 de março
A Prefeitura de Várzea Paulista informou nesta sexta-feira (5) que as aulas presenciais nas escolas da cidade estão suspensas. O motivo é a fase vermelha do Plano São Paulo, devido ao aumento de casos internações e mortes por coronavírus.
Embora esta etapa liberasse para que as aulas presenciais pudessem ocorrer, mas com limites de ocupação de 30%, Várzea Paulista adotou a suspensão deste ensino, realizando apenas de forma online. Segundo a Administração Municipal, a medida considera a necessidade de zelar e cuidar da vida dos membros da comunidade escolar e, paralelamente, manter ativo e operante o Sistema Municipal de Educação de Várzea Paulista.
Além da rede pública, a rede privada também pode ter as aulas presenciais suspensas durante a fase vermelha, até o dia 19 de março. Mas foi dada uma sugestão para este setor seguir as medidas e assim proteger alunos, professores e outros funcionários da área educacional.
Plataforma Educacional
Os pais devem acessar o link http://www.varzeapaulista.sp.gov.br/portalcidadao e fazer o login. Caso ainda não tenham a senha, é necessário fazer o cadastro na opção “Registrar-me”.
Após fazer o login, os pais devem acessar o item “Serviço”. Em seguida, precisam clicar em “Educação” e, na página seguinte, “Educação a Distância”. No link, já poderá ser acessada a nova plataforma.
Para saber mais, acesse: https://portal.varzeapaulista.sp.gov.br/2020/04/14/prefeitura-disponibiliza-ferramenta-de-ensino-a-distancia-nesta-quarta-15/
Aulas na rede estadual prosseguem
As aulas nas escolas estaduais prosseguem, seguindo o limite de ocupação de até 35% para atender os alunos em situação de vulnerabilidade, formado por alunos que têm necessidade de se alimentar na escola, os que possuem dificuldades de acesso à tecnologia ou não têm os equipamentos necessários para estudar remotamente.
Ainda terão prioridade os estudantes com a saúde mental em risco e aqueles com severa defasagem de aprendizagem ou que fazem parte da educação especial. Da mesma forma, será priorizada a presença dos alunos cujos responsáveis trabalhem em serviços essenciais, como a área da Saúde.
A frequência presencial não é obrigatória e o ensino remoto será mantido, com aulas transmitidas diariamente pelo Centro de Mídias da Secretaria de Educação do Estado. Os cursos da área de saúde em universidades também estão mantidos.
Leia também