Uma das medidas defendidas para combater o coronavírus é o isolamento social. Mas Jundiaí parece não seguir essa tendência. Segundo o Governo de São Paulo, a cidade é a pior em todo o Estado, após análise do Sistema de Monitoramento Inteligente. Em 139 cidades analisadas, Jundiaí é a última colocada nesse quesito.
Jundiaí está 34% da população que atende ao isolamento social. Especialistas alegam que o índice aceitável é de 50%, enquanto que o ideal é de 70%. E mesmo com as medidas de toque de restrição e outras ações do toque de restrição, ainda é possível flagrar várias pessoas circulando sem necessidade e boa parte sem fazer o uso da máscara.
Segundo o Sistema de Monitoramento Inteligente, a melhor cidade avaliada é São João da Barra, com 64%, seguida de Mococa (57%) e Batatais (56%). Já entre os municípios da Aglomeração Urbana de Jundiaí, o melhor avaliado é Campo Limpo Paulista, na 29ª posição, com 46%. Itupeva está na posição 78, com 41%, e Várzea Paulista ocupa o penúltimo lugar, com 35%.
Como é feito o acompanhamento do isolamento social?
Segundo o governo estadual, um acordo com as operadoras de telefonia celular permite que o Estado possa consultar informações agregadas e anônimas sobre deslocamento nos municípios paulistas mapeados, por meio do Simi-SP (Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo).
Leia também