Brasil: Mais 3.600 mortes por Covid-19 são registradas
Este é o recorde de óbitos em 24 horas e a tendência ainda é de alta
Mais um capítulo triste e de luto no Brasil. Nesta sexta-feira (26), o país quebrou um recorde de mortes por Covid-19 em 24 horas. Ao todo fora 3.600 óbitos confirmados e a média móvel já é superior a 2.400 mortes. Assim são 307.326 brasileiros que perderam suas vidas e familiares que choram diante de uma doença perversa, mas que muitos ainda menosprezam o impacto que ela traz.
Segundo o consórcio de veículos de imprensa, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias chegou a 2.400, voltando a bater recorde no índice. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +32%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.
Mas a alegação para que este número chegasse em alta é porque alguns estados dizem que se deve a um represamento provocado pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, a pasta pediu que fosse obrigatório o preenchimento obrigatório de alguns campos de identificação – número do CPF ou o número do Cartão Nacional do SUS, e se o cidadão for de nacionalidade estrangeira”.
Por isso a justificativa para que o número de 3.600 foi publicado. São Paulo puxou a liderança da estatística com 1.191 óbitos confirmados. Já as secretarias de Saúde de Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina informaram que verificaram atraso e represamento de dados ao longo da semana. Na Bahia, os responsáveis informaram que o acúmulo foi relacionado a sobrecarga das equipes e aprofundamento das investigações epidemiológicas a fim de evitar distorções. A variação ainda pode ter reflexo nos próximos dias nos números pelo país.
Recordes
Com o recorde desta sexta, o Brasil passa a ocupar o segundo lugar entre os países que tiveram mais mortes registradas em um único dia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os norte-americanos chegaram a bater a marca de 4 mil mortes diárias em seu pior momento. Mas com a intensidade de aplicação de vacinas gerou um controle, onde a média de mortes é inferior a mil.
Antes, a Argentina ocupava a 2ª posição, com 3.351 mortes anotadas em 1º de outubro de 2020, segundo o portal Our World in Data. Já são 65 dias seguidos com a média móvel de mortes acima da marca de 1 mil; pelo décimo nono dia a marca aparece acima de 1,5 mil; e o país completa agora 10 dias com essa média acima dos 2 mil mortos por dia.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.407.323 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 82.558 desses confirmados no último dia. A média móvel nos últimos 7 dias foi de 75.759 novos diagnósticos por dia. Isso representa uma variação de +6% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.
Leia também