Nesta segunda-feira (12), vai começar a campanha de vacinação contra a gripe em Jundiaí, mas também em todo o Brasil. Só que diferente do tradicional, onde os idosos são os primeiros a ser imunizados, quem começará a ser vacinado são as crianças entre 6 meses e seis anos de idade e as gestantes.
O motivo da mudança é porque, como os idosos estão sendo vacinados contra a Covid-19, não pode haver a imunização simultânea com a Influenza, pois podem causar complicações à saúde. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente, explica que a aplicação da vacina contra a gripe considera as informações relativas à vacina contra a Covid19, destacando que a vacinação dos profissionais da saúde é prioritária em todas as campanhas.
“Neste ano, além dos que estão na linha de frente nos equipamentos de Saúde, as crianças e as gestantes foram antecipadas para esta primeira fase, de acordo com o Plano Estadual de Imunização”, comenta.
Esse imunizante contra a gripe age contra dois vírus a Influenza A e um vírus Influenza B. Na primeira semana da campanha, os profissionais da saúde serão vacinados nos próprios hospitais. As crianças na faixa etária e as gestantes receberão a aplicação do imunizante das UBSs de referência, durante o período de funcionamento de cada unidade.
Para as pessoas deste primeiro grupo que tomaram a vacina contra a Covid-19, será necessário aguardar um período de 14 dias para a aplicação da vacina da Influenza. Para a vacina da gripe, não é necessário realizar o agendamento.
Leia também