
Apesar da fase emergencial do Plano São Paulo, teve gente que seguiu desacatando as normas de isolamento social e se aglomerou em Jundiaí. Só que a Guarda Municipal esteve atenta e atuou no combate contra as aglomerações e encerrou com os eventos.
Segundo a corporação, foram 29 ocorrências de aglomeração notificadas, sendo que a maioria foram em praças e outras avenidas de Jundiaí. Além da GM, equipes de Fiscalização do Comércio e de Trânsito e o Procon se uniram para aplicar uma força-tarefa de fiscalização integrada, que atua para reduzir as aglomerações de pessoas.
É bom lembrar que embora o número de vacinas contra a Covid-19 tenha crescido e a ocupação dos leitos tenha diminuído, o índice ainda é alto e não é momento de relaxar nas medidas de isolamento e de higienização.
Ações contra aglomerações
Para a Coronel Carla Basson, gestora de Segurança Municipal, a ação de fiscalização integrada tem comprovado que a união de forças entre diferentes órgãos traz resultados para a população. “Em cada ação que fazemos para evitar aglomerações estamos levando orientação para as pessoas, conversando com o cidadão. Além disso, temos atuado em diferentes bairros combatendo ‘pancadões’, que, além de gerarem aglomeração, perturbam o sossego.”, relata Basson.
Ainda neste final de semana, a GM seguiu agindo nas barreiras sanitárias. Essas estão localizadas na Avenida Jundiaí e no Vale Azul, região do Caxambu. De acordo com o órgão, no período de sexta a segunda-feira, não ocorreram apreensões ou multas.
Já na parte de fiscalização do comércio, de segunda-feira (5) a sábado (10), foram realizadas 52 averiguações, 49 notificações, 15 autos de infração, multas e quatro interdições em diferentes bairros da cidade. No total, a equipe de Fiscalização do Comércio atuou em 120 ações de enfrentamento ao novo coronavírus.