EconomiaJundiaí

Apesar da pandemia, crescem o número de empresas em Jundiaí

A Prefeitura teve registro maior de inscrições em pouco mais de um ano

A pandemia do coronavírus certamente provocou diversos problemas para as empresas, comércios e outros estabelecimentos. Só que em Jundiaí, a Prefeitura registrou um aumento no número de aberturas das empresas. Foram 44.355 em março de 2021, uma diferença superior aos 38.294 estabelecimentos no mesmo mês, mas de 2020.

Apesar da boa notícia, a Associação Comercial Empresarial (ACE) da cidade acredita que muitos fechamentos ainda não apareceram nas estatísticas porque os empresários não conseguiram oficializar os encerramentos e simplesmente interromperam as atividades.

Conforme dados da Unidade de Gestão de Governo e Finanças, em março de 2020 havia 487 indústrias (das quais 18 inscritas como Microempreendedor individual – MEI), 9.604 comércios (sendo 1.693 inscritos como MEI) e 28.203 serviços (dos quais 10.837 MEI) no município.

Já em 2021, no mesmo período, houve um aumento de inscrições em todos os segmentos: 519 indústrias (22 MEI), 10.658 comércios (2.075 MEI) e 33.178 serviços (13.651 MEI).

Prejuízos

A ACE informou que mesmo com os números em alta, março pode ter sido o pior mês. “Um dos melhores meses de 2020 foi dezembro por conta do Natal, mas há um ano o empresário sofre com a crise provocada pela pandemia da Covid-19 e os prejuízos são incalculáveis”.

Segundo a associação, os pequenos estabelecimentos comerciais, com até 100 funcionários, representam 98% das empresas de Jundiaí e geram 61 mil empregos. Mas, com as medidas de restrições impostas pelo governo, muitas delas não estão conseguindo se manter e estão fechando as portas, aumentando o desemprego na cidade.

De acordo com o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro, todos os setores do varejo estão sendo afetados pela crise, mas principalmente os estabelecimentos classificados pelo Plano São Paulo como não essenciais.

Respostas

A Associação Comercial e Empresarial disse que está confiante na imunização das pessoas, mas acredita que a vacinação em massa ainda está em um ritmo muito abaixo do adequado. Para o presidente, o cenário ainda é muito incerto e não dá para fazer previsões futuras para o comércio.

Já a Prefeitura de Jundiaí informou que mantém um diálogo com os segmentos para tentar reduzir os impactos negativos da pandemia na economia. Entre as medidas adotadas estão a ampliação de prazos para pagamentos de tributos (inclusive o alvará específico da categoria e o ISS), a oferta de cursos sobre empreendedorismo e a interlocução com o Governo Estadual para a desburocratização do acesso a crédito via Banco do Povo.

Leia também

Assim como em 2020, prazo para entrega do IR é prorrogado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios