
A partir deste sábado (24), Jundiaí passa a contar com 100% da frota renovada de ambulâncias do Serviço de Atendimento a Pacientes Especiais e Crônicos (SAEC). Agora serão 3,2 mil km rodados a cada 30 dias por cada uma das 13 ambulâncias. Além disso, os veículos também realizam, em média, 65 viagens além do território de Jundiaí para tratamentos especiais a munícipes.
A frota está sendo completamente renovada, passando a contar com carros novos, modernos, equipados e confortáveis tanto para a equipe quanto para o paciente. O investimento completa as ações direcionadas para a renovação das frotas de veículos de transportes de pacientes realizado pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com foco na excelência da prestação de serviço de Saúde.
“Nesta pandemia, ficou evidente a importância de priorizar a Saúde a longo prazo. É o que temos feito nos últimos anos. Conseguimos renovar a frota do SAMU, que é o atendimento de Urgência e Emergência, e agora o SAEC, para os pacientes crônicos ou especiais. Com planejamento e austeridade Jundiaí avança para assegurar excelência na prestação de serviços para a população”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado.
Ao todo, o SAEC conta com 13 ambulâncias, sendo 10 iniciando a atuação em nova frota nesta semana. Os três restantes serão entregues no mês de maio. A renovação é feita em contrato de locação. Uma das principais vantagens desta modalidade é ter todos os veículos novos, com manutenção mecânica e elétrica por conta da empresa contratada. Além disso, em caso de quebra ou avaria no veículo, ele será substituído por outro reserva, trazendo com isso uma maior segurança e tranquilidade do setor no atendimento aos pacientes.
Estrutura dos veículos
As 13 ambulâncias são equipadas com macas para o transporte de pessoas que tenham mobilidade reduzida ou estejam em tratamentos pós-cirúrgicos impedidas de movimento. No mês de fevereiro, outros seis veículos que fazem o transporte de pacientes especiais também foram renovados.
“ Os veículos que realizam o transporte de pacientes crônicos e especiais que estão em tratamento e precisam de transporte entre a residência e o serviço de Saúde de Jundiaí garantem o cuidado em Saúde da população, no período de maior vulnerabilidade do paciente. Por isso, o conforto e a qualidade no transporte também integram o cuidado”, destaca o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
LEIA TAMBÉM