Aves mantidas em cativeiro no Jundiaí Mirim são recuperadas
Centenas delas foram apreendidas

Centenas de aves que estavam sendo mantidas em cativeiros, foram apreendidas numa residência nesta segunda-feira (26), no Jundiaí Mirim, em Jundiaí. A ação foi da Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí.
Os agentes da Divisão Florestal receberam uma denúncia anônima sobre a localização e como os pássaros eram mantidos. Assim guardas descobriram o local e ficaram impressionados com a quantidade dos animais em cativeiro.

Ao todo haviam 150 aves que pela lei não poderiam ser criadas domesticamente (coleirinha, sabiá, picharro, canário da terra, azulão e gurundi). Além delas, foram apreendidas ainda 07 viveiros, 04 alçapões para a captura e 61 gaiolas. O proprietário foi questionado sobre a posse e a documentação para ficar com as aves. Ele alegou não conhecer a lei e que guardava as aves por hobby.
O homem foi detido e levado para o 3º DP de Jundiaí, onde deu depoimento e ele foi liberado em seguida. O responsável terá uma multa aplicada e a Polícia Militar ambiental registrou o caso. Já as aves que estavam em cativeiro foram encaminhadas para a Associação Mata Ciliar.
A ação da Divisão Florestal de Jundiaí foi realizada por meio dos subinspetores Vanderlei e Jair José, coordenaram os trabalhos. O inspetor Lacerda supervisionou os trabalhos. Os guardas responsáveis pela operação foram os agentes Ramos, André Santos, Elielton, Pavan e Ribeiro.
LEIA TAMBÉM