PolíciaSaúde

Fundador do PCC morre de Covid-19 em São Paulo

Ele estava internado em um hospital penitenciário, mas não resistiu a doença

Nesta segunda-feira (10), morreu em São Paulo, José Márcio Felício, o Geleião, um dos fundadores do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele tinha 60 anos e ficou internado no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, por causa da Covid-19.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que ele estava internado desde o dia 9 de abril e passou por tratamento durante um mês. Geleião estava preso havia cerca de 42 anos, desde 1979, na Penitenciária Orlando Brando Filinto, na cidade de Iaras, região de Itapetininga.

Ele foi acusado e condenado de cometer outros crimes na prisão, como ordenar ataques e assassinatos de agentes das forças de segurança. Só que Geleião foi um dos responsáveis pela fundação do PCC nos anos 90, e chefiou a facção de dentro da cadeia por aproximadamente 10 anos. No entanto em 2002, Geleião acabou se tornando inimigo da cúpula do PCC e começou a delatá-los para a polícia.

Mortes por Covid no sistema prisional

Segundo levantamento do Ministério Público divulgado em abril, ao menos 100 pessoas do sistema prisional do estado de São Paulo morreram de Covid-19 em pouco mais de um ano de pandemia. Foram 40 presos (índice de 0,32% de letalidade) e 60 servidores (1,96%).

Os dados são da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

LEIA TAMBÉM

Mulher é acusada de ataques racistas em Santos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios