Saúde

Mortes diárias por Covid-19 começa a ter queda no Brasil

No entanto, a média ainda é considerada alta

O número de mortes diárias por Covid-19 no Brasil recuou 28,3% em um mês, de acordo com a média móvel de sete dias. A informação é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados mostram que no domingo(9) a média diária estava em 2.100 óbitos.

No entanto o patamar ainda é alto, comparado aos 2.930 óbitos registrados em abril. Em 14 dias, a média móvel de mortes caiu 15,8%, já que, em 25 de abril, o número de óbitos diários estava em 2.495. O ápice de mortes foi registrado em 12 de abril (3.124). Desde então, os registros têm apresentado uma trajetória de queda, com algumas altas pontuais.

Isso se deve principalmente à vacina contra a Covid-19, que vem sendo aplicada, embora numa velocidade abaixo do esperado. Pessoas com 80 anos ou mais, que eram as mais frágeis para a Covid-19, tiveram reduções significativas de óbitos. A maioria destas pessoas já recebeu as duas doses da vacina.

A média de móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

A missão agora do Ministério da Saúde, em conjunto com os governos estaduais e municipais é vacinar mais pessoas. A partir desta semana começaram as imunizações para pessoas com deficiência, comorbidades prévias, gestantes e puérperas.

LEIA TAMBÉM

Jornalista Fernando Caetano morre aos 50 anos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios